Home Sem categoria Preço do etanol tem alta em função da entressafra da cana
Sem categoria

Preço do etanol tem alta em função da entressafra da cana

Compartilhar

O presidente da SIAMIG, Mário Campos. concedeu entrevista à rádio Itatiaia, publicada no jornal 1ª Edição no dia 11/12/19.

O consumidor que recorreu ao etanol para abastecer seu carro agora está vendo o preço do combustível subir, o que explica esse comportamento?

Mário Campos – A explicação para a alta no etanol é o período de entressafra da cana-de-açúcar, quando os produtores precisam fazer, então, um equilíbrio entre a oferta e a demanda. O ajuste nos preços é um processo natural do mercado que se autorregula. Na última semana ocorreu um aumento do preço do etanol na produção, que já está no seu período final de moagem e irá retornar somente em abril do próximo ano. Como o mercado vem de um consumo muito forte de etanol em Minas Gerais e em outros estados produtores é normal que ocorra uma redução da demanda neste final de ano em função do aumento no preço, cuja alta está chegando aos poucos nos postos. Isso traz um impacto na relação de preços entre o etanol e a gasolina, mas o consumidor ainda está encontrando uma relação positiva para o etanol.

Qual análise que o senhor faz com relação ao preço da gasolina e do etanol, que levou a este grande consumo do etanol?

Mário Campos – Sem dúvida, não só o preço competitivo do etanol levou a sua maior demanda no mercado, mas o preço mais caro da gasolina, impactado não apenas pelo dólar, mas pelo valor do barril de petróleo, além de que grande parte da gasolina consumida no país é importada. Então, o Brasil tem que internacionalizar todas essas variações, às quais, nos últimos meses, foram de alta. Hoje o país tem uma política de mercado e se o comportamento for de alta, impacta na relação de consumo do etanol e da gasolina.

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...