Home Últimas Notícias Preço do milho reage, com colheita praticamente encerrada
Últimas Notícias

Preço do milho reage, com colheita praticamente encerrada

Compartilhar

Nos últimos dias, o mercado de milho brasileiro tem apresentado uma significativa mudança nos preços, refletindo a dinâmica atual de oferta e demanda. Uma análise dos dados de agosto revela uma inversão na tendência observada nas semanas anteriores. A situação mudou significativamente na semana do dia 18, quando os preços do milho reagiram e começaram a subir em várias praças acompanhadas pelo Cepea.

O Indicador ESALQ/BM&FBovespa, que mede os preços na região de Campinas (SP), alcançou R$ 60,12 por saca de 60 kg, o maior patamar desde 9 de abril deste ano. Essa recuperação nos preços foi impulsionada pela quase conclusão da colheita da segunda safra, que levou os produtores a reduzir o volume de lotes ofertados no mercado spot nacional. Apesar do aumento nos preços, as valorizações foram moderadas pela demanda interna e externa ainda enfraquecida.

Na semana anterior, do dia 11 de agosto, os preços do milho estavam em queda mesmo apesar das novas estimativas indicando produções brasileira e global inferiores às da temporada anterior. A queda nos preços foi atribuída pelos pesquisadores do Cepea, à demanda interna enfraquecida, que resultou em negócios lentos e a adoção de diferentes posturas por parte dos vendedores. Enquanto em Mato Grosso os produtores estavam mais flexíveis devido à maior disponibilidade do produto, em São Paulo, a expectativa de finalização da colheita levou a uma limitação nas vendas.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até 18 de agosto, 96,4% da área nacional havia sido colhida, com as regiões restantes sendo Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. Essa conclusão da colheita, combinada com uma oferta reduzida no mercado, contribuiu para o recente aumento nos preços.

Com informações do Cepea/SP
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Caminhões-pipa são usados contra incêndio em canavial entre Dracena e Junqueirópolis

O Oeste Paulista registrou dois incêndios de grandes proporções nesta quarta-feira (17),...

Últimas Notícias

Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos...

Últimas Notícias

Preços do petróleo caem por temores de excesso de oferta

Os preços do petróleo caíram nesta quarta-feira, 17, devido à contínua preocupação...

açucar
AçúcarÚltimas Notícias

Preços do açúcar terminam em queda à medida que a produção de açúcar no Brasil aumenta

Os preços do açúcar no mercado internacional sofreram uma queda significativa nesta...