Home Últimas Notícias Preços do petróleo caem em meio a temor de superávit
Últimas Notícias

Preços do petróleo caem em meio a temor de superávit

Compartilhar

As cotações do petróleo caíram nesta terça-feira, 9, diante de preocupações com um desequilíbrio entre a oferta e a demanda, que prevaleceram sobre a tensão geopolítica.

O barril do tipo Brent, negociado em Londres para entrega em fevereiro, retrocedeu 0,88%, para US$ 61,94. Seu equivalente no mercado americano, o barril do tipo West Texas Intermediate (WTI), com vencimento em janeiro, fechou em baixa de 1,07%, a US$ 58,25.

“O mercado segue pressionado devido ao crescimento da oferta”, principalmente ante o aumento das cotas de produção da Opep+ desde abril, disse à AFP o analista Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

A reabertura das válvulas pelo cartel contribuiu, em grande parte, para a queda dos preços nos últimos meses, mas a organização confirmou, em sua reunião mais recente, que fará uma pausa nos aumentos de produção no primeiro trimestre de 2026.

“A produção recorde de petróleo nos Estados Unidos e no Canadá, assim como o aumento no Brasil, na Guiana e na Argentina, também pressionam o mercado”, ressaltou Lipow.

Os investidores temem que a oferta cresça mais rapidamente do que a demanda, o que deixou as incertezas geopolíticas em segundo plano.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse hoje que enviará em breve a Washington sua proposta revisada sobre o plano dos Estados Unidos para encerrar a guerra em seu país.

Para levar Moscou à mesa de negociações, o presidente Donald Trump tomou medidas contra a Lukoil e a Rosneft, duas gigantes da indústria petrolífera russa, ameaçando com sanções secundárias os países que negociam com essas empresas.

“O mercado observa, porém, que a Rússia fez um trabalho extraordinário para contornar as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia”, apontou Lipow.

Agence France-Presse

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STJ dá vitória a 45 fazendeiros contra usina da Atvos por infestação de moscas da cana

O processo começou a tramitar em 2015. O grupo ligado à atividade...

Reprodução/Pé na Estrada | Crédito: Reprodução/Pé na Estrada Direitos autorais: Reprodução/Pé na Estrada
Últimas Notícias

CNA pede redução temporária de impostos sobre diesel para mitigar impactos na economia

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou ao Ministério...

Últimas Notícias

Petróleo fecha em alta enquanto Estreito de Ormuz permanece fechado

Os preços futuros do petróleo subiram nesta sexta-feira, 13, uma vez que...