Home Últimas Notícias Presidente do CEISE Br propõe criação da ‘Lei do Aço’ em São Paulo para impulsionar competitividade do setor metalmecânico
Últimas Notícias

Presidente do CEISE Br propõe criação da ‘Lei do Aço’ em São Paulo para impulsionar competitividade do setor metalmecânico

Foto: Indústria de cana/ ilustrativa
Compartilhar

Durante recente agenda política institucional na capital paulista, a presidente do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), Rosana Amadeu, apresentou uma proposta ambiciosa ao Governo do Estado de São Paulo. Ela sugeriu ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, a criação da “Lei do Aço”, inspirada na legislação implementada no Rio de Janeiro.

Essa lei alteraria a base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), visando estimular o crescimento e a competitividade do setor metalmecânico paulista. O pedido formalizado pelo CEISE Br busca que se avalie a viabilidade de instituir um regime tributário diferenciado, seguindo a Lei Estadual Nº 8960, de 30 de julho de 2020, publicada no DOE/RJ, em 31 de julho de 2020. Essa lei, que serve de referência para a proposta, contempla uma série de incentivos fiscais para a cadeia. Entre eles, destacam-se:

Crédito presumido: nas operações de saídas internas e interestaduais, visando alcançar uma tributação efetiva equivalente a 3%, vedado o aproveitamento de outros créditos;

Diferimento do ICMS: nas operações de importação e aquisição interna de máquinas, equipamentos, peças, partes, acessórios, matéria-prima e insumos destinados ao processo industrial do setor metalmecânico. Esse diferimento também inclui aquisições interestaduais, com o diferencial de alíquota, e aquisição ou transferência interna de matéria-prima, outros insumos e material de embalagem.

“A proposta da “Lei do Aço” representa um passo significativo em direção à modernização e fortalecimento do setor industrial paulista, alinhado com a visão de fomento econômico do Governo Estadual. A reivindicação visa contribuir para que as empresas instaladas em São Paulo se tornem mais competitivas, tanto no mercado interno quanto no externo, ao reduzir a carga tributária e facilitar o acesso a insumos e equipamentos necessários para a produção, mantendo suas atividades, gerando emprego, renda e divisas para o Estado”, explica a presidente do CEISE Br.

Informações do Ceise BR

 

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Governo, no momento adequado, saberá como implementar lei da reciprocidade, diz Alckmin

Executivo anunciou que haverá recalibragem do chamado plano Brasil Soberano, que prevê...

Últimas NotíciasDestaque

Cocal amplia moagem para 8,6 milhões de t, mas lucro cai 48,5% na safra 2025/26

Companhia registra recuperação da produtividade agrícola, amplia a produção de etanol e...

Últimas Notícias

Moody’s rebaixa Cosan após crise na Raízen e mantém perspectiva negativa

Decisão foi influenciada pelos impactos da reestruturação da Raízen e redução nos...

Últimas NotíciasDestaque

Portugal e Brasil buscam investidores para usinas de combustíveis sustentáveis

Portugal e o Brasil estão buscando atrair investidores brasileiros para construir uma...