Home Bioenergia Projeto Rota 2030 fortalece posição estratégica do etanol
BioenergiaMercado

Projeto Rota 2030 fortalece posição estratégica do etanol

Compartilhar

Programa do Governo Federal estimula a indústria automobilística a focar na produção de veículo híbrido flex, destacando a importância do combustível renovável na matriz energética

A utilização do etanol como combustível estratégico, visando a maior eficiência energética e redução de carbono, está sendo retomada pela indústria automobilística em função do Projeto Rota 2030 do Governo Federal.

O programa, que foi dividido em três ciclos de investimento ao longo de 15 anos, tem entre seus objetivos incentivar a pesquisa e desenvolvimento de novos modelos buscando cumprir a eficiência energética e a redução de emissão de poluentes por meio da concessão de benefícios.

De acordo com as diretrizes do projeto, a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de veículos híbridos, por exemplo, será reduzida dos atuais 25% para uma faixa entre 7% e 20%, sendo atribuída uma redução extra de 2 pontos para os modelos que aceitarem o etanol como um dos combustíveis.

Um levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) aponta que a motorização vem evoluindo desde a criação dos motores flex, em 2003, e que, atualmente, entre 85% e 95% dos carros produzidos aceitam etanol, o que demonstra a importância do setor sucroenergético para o setor automobilístico.

Diante desse cenário, a Fiat está desenvolvendo o motor Firefly 1.0 e 1.3 com turbo movido somente a etanol. A ideia é melhorar o desempenho de consumo em relação aos motores flex, que, em média, tem uma diferença de 30% na eficiência energética em comparação com a gasolina.

Na mesma direção, a Volkswagen trabalha em projetos para ônibus e caminhões híbridos aliado ao etanol, que também terá o uso de turbo.

Já a Toyota será a primeira montadora a lançar um modelo híbrido com motor elétrico e flex com utilização de etanol. A previsão é que o modelo da linha Corolla esteja disponível nas concessionárias a partir de 12 de setembro.

De acordo com Luís Artur Molina Nacarato, diretor comercial da Ontake Toyota, a oferta do modelo híbrido aliado ao etanol está sendo bem recebido pelos consumidores. A concessionária antecipará as informações sobre o veículo durante a 27ª

 

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasMercado

Açúcar em NY recua com pressão de oferta global e demanda enfraquecida

Contratos de açúcar avançam com petróleo elevado, enquanto fundamentos de oferta seguem...

açucar
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar reage com alta apoiada por gasolina e menor produção no Brasil

Movimento reflete avanço do etanol e possível redirecionamento da cana, enquanto mercado...

açucar
Últimas NotíciasMercado

Açúcar fecha em queda com expectativa de oferta ampla e safra brasileira robusta

Contratos recuaram em Nova York e Londres, pressionados por projeções de maior...

Últimas NotíciasMercado

Etanol cai até 7% em SP com avanço da safra e maior oferta no mercado spot

Queda nos preços do hidratado e do anidro reflete início das operações...