fbpx
Início Usinas Projetos da Atvos conquistam prêmio de Boas Práticas Ambientais

Projetos da Atvos conquistam prêmio de Boas Práticas Ambientais

Ações inovadoras da Unidade Conquista do Pontal ganharam destaque nas categorias “Gestão da Água” e “Eficiência Energética na Indústria”

Compartilhar

A Atvos, empresa de bioenergia, ganhou dois importantes reconhecimentos durante a cerimônia do Prêmio “Udop/Embrapa de Boas Práticas Ambientais”, a partir de projetos desenvolvidos pela Unidade Conquista do Pontal, localizada em Mirante do Paranapanema (SP).

As conquistas foram em diferentes categorias: “Gestão da Água” e “Eficiência Energética na Indústria”. O primeiro case “Otimização do uso de água condensada no processo produtivo de açúcar e etanol” traz uma abordagem inovadora de gestão hídrica na unidade.

O projeto atua em três principais frentes: recirculação de água em sistema fechado no processo de evaporação, por meio de implementação de melhorias operacionais e comportamentais; otimização do sistema de automação do resfriamento condensado, com uso de inteligência artificial; e recuperação do excedente de água da torre de fabricação de açúcar.

A partir do projeto, a planta agroindustrial localizada no Oeste Paulista reduziu o consumo do recurso hídrico em 0,20m³/TC (toneladas de cana-de-açúcar), o que corresponde a 1,794 milhão de litros nas safras 2019 e 2020.

O volume é suficiente para abastecer o município de Mirante do Paranapanema, que conta com uma população estimada de mais de 18 mil habitantes, por 1 ano e 3 meses.

Já a segunda iniciativa premiada foi o case “Implantação da Indústria 4.0 na Usina Conquista do Pontal”, que destacou os ganhos em eficiência energética obtidos pela unidade a partir de um planejamento avançado da produção.

Com a virtualização dos processos internos por meio de simulação de resultados e a implementação de algoritmos em equipamentos, que contribuíram para melhorias da operação, a usina foi capaz de produzir mais energia elétrica limpa a partir de biomassa, utilizando a mesma quantidade de vapor em sua linha de produção, garantindo um ganho de R$ 2,6 milhões por safra.

O Prêmio UDOP de Boas Práticas Ambientais, em parceria com a Embrapa Meio Ambiente, busca reconhecer e premiar, anualmente, as melhores iniciativas implementadas entre suas associadas, em prol do desenvolvimento sustentável, e que, conciliam as atividades produtivas com a proteção ambiental.

Neste ano, foram 33 projetos inscritos em quatro categorias: além de “Gestão da Água” e “Eficiência Energética na Indústria”, também foram premiados cases de “Gestão da Paisagem” e “Gestão de Emissões de GEE”.

Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish