Home Destaque Raízen promove excelência operacional com programas de reconhecimento no transporte e colheita de cana
DestaqueÚltimas Notícias

Raízen promove excelência operacional com programas de reconhecimento no transporte e colheita de cana

A Raízen conta com quatro programas que visam melhorar os modelos de gestão, contribuindo para o aumento da produtividade e a segurança das operações: TransMov, Safe Bus, Conduzir e Frente de Ouro - crédito: Divulgação/Raízen
Compartilhar

Companhia conta com quatro programas que visam melhorar os modelos de gestão, contribuindo para o aumento da produtividade e a segurança das operações

Visando garantir a produtividade, a segurança e a eficiência de suas operações, a Raízen concentra seus esforços na expansão de seus programas de excelência em CCTA (Corte, Carregamento, Transporte e Apoio), desenvolvendo métricas voltadas à alta performance, melhoria contínua e à redução de custos.

São quatro programas que compõem a iniciativa para reconhecimento e excelência operacional: TransMOV, voltado para o transporte de cana; Safe Bus, para transporte de pessoas; Conduzir, para reconhecimento de motoristas do transporte de cana, pessoas e apoio; e Frente de Ouro, que visa estimular a competição saudável entre as frentes de colheita. Os dois últimos com foco no colaborador, reconhecendo bons comportamentos ao volante, e principalmente bons resultados em alta performance.

Os programas são os pilares da disseminação da cultura de Zero Acidente na Raízen, essenciais para operações em grande escala. Atualmente, envolvem mais de 7 mil motoristas, cerca de mil veículos no transporte de pessoas (levando mais de 20 mil pessoas em contexto safra) e cerca de 750 caminhões no transporte de cana, com previsão de transportar 45 milhões de toneladas até o final da safra. Ao todo, essas operações rodam mais de 90 milhões de quilômetros por safra.

Na Raízen, buscamos continuamente a eficiência sustentável, integrando produtividade, excelência operacional e responsabilidade socioambiental. Esse compromisso se reflete em nosso valor inegociável: a segurança, presente em cada decisão, operação e colaborador. Ferramentas como o TransMOV, Safe Bus e Conduzir são fundamentais para fortalecer essa cultura, impulsionando a performance logística e consolidando uma operação de zero acidente. Com essas iniciativas, a Raízen reforça seu compromisso em unir segurança, produtividade e valorização das pessoas, reconhecendo o desempenho das equipes e incentivando a evolução contínua de toda a cadeia logística”, explica Hamilton Jordão, Gerente de Operações Agrícolas da Raízen.

TransMOV, Safe Bus e Conduzir

Os programas TransMOV (7ª edição) e Safe Bus (4ª edição), da Raízen, têm o objetivo, respectivamente, desenvolver as operações de transporte de cana e de pessoas, envolvendo prestadores de serviço e operações próprias, em 26 unidades da companhia.

Dentro desses programas, as métricas de avaliação das operações são: Zero Acidente, Auditorias (avaliação de integridade de processos); violações em telemetria (monitoramento 24h) e Produtividade, ao final da safra são reconhecidos com o Selo de Excelência Raízen para a melhor operação.

O programa Conduzir é uma iniciativa de reconhecimento aos motoristas das operações de transporte de cana, transporte de pessoas e apoio (comboio, vinhaça e prancha). Seu objetivo é disseminar a Cultura Raízen de Zero Acidente, promovendo segurança e eficiência operacional.

As operações da Raízen envolvem mais de 7 mil motoristas, cerca de mil veículos no transporte de pessoas e cerca de 750 caminhões no transporte de cana, com previsão de transportar 45 milhões de toneladas até o final da safra -Crédito: Divulgação/Raízen

O programa valoriza e reconhece, mensalmente e ao final da safra, o desempenho de motoristas com zero violações, e alta produtividade, ou seja, reconhecendo aqueles que rodam mais sem infrações e mantendo a alta performance das operações. A apuração é baseada em dados de telemetria com acompanhamento 24h com tecnologia embarcada nos equipamentos e câmeras de fadiga, obtendo dados como quilometragem rodada., excessos de velocidade, freadas bruscas e violações comportamentais do motorista (uso de celular e dirigir sem cinto, por exemplo).

Frente de Ouro

O programa Frente de Ouro visa estimular a competição saudável entre as frentes de colheita próprias da Raízen para aumentar a produtividade. A métrica de avaliação e reconhecimento é baseada no Rendimento da Frente (toneladas de cana colhidas por hora).

“Este programa demonstra o compromisso da Raízen em transformar o setor por meio da gestão de dados e do reconhecimento. O Frente de Ouro é um pilar estratégico que materializa nossa busca incansável por excelência no campo. Ao incentivar a melhor performance, garantimos não apenas o aumento da nossa produtividade, mas também a eficiência e a sustentabilidade de toda a cadeia de colheita da Raízen”, afirma Jordão.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...