Home Destaque RPA Consultoria inicia nova fase com entrada de sócios e reforça compromisso com inovação
DestaqueÚltimas Notícias

RPA Consultoria inicia nova fase com entrada de sócios e reforça compromisso com inovação

Da esquerda para a direita - Egyno Trento, Antonio Afferri, Patrícia N.Díaz, Ricardo Pinto, Thiago Santos e Luiz Donizeti, comemoram nova fase da RPA Consultoria.
Compartilhar

Com nova formação societária, RPA projeta expansão nacional e internacional mantendo DNA técnico

Preparando-se para os próximos 20 anos, a RPA Consultoria, controladora da Mídia RPAnews Cana&Indústria e empresa com mais de 16 anos de atuação no segmento sucroenergético dentro e fora do Brasil, dá um passo estratégico em sua trajetória com a entrada de dois novos sócios.

A mudança reflete um movimento de renovação, preparação para o futuro e fortalecimento da empresa, alinhado à necessidade de sucessão e à expansão de mercados. A RPA Consultoria foi constituída em 2008 por Ricardo Soares de Arruda Pinto, engenheiro agrícola (Unicamp), mestrado em Agronomia na ESALQ/USP e doutorando na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp; Egyno Trento, engenheiro agrônomo (UniPinhal), especialista em cana orgânica e em gestão agrícola, Antonio Zattoni Afférri, engenheiro agrônomo (ESALQ-Usp); e Patrícia N.Díaz, diretora Financeira com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV.

Com três dos quatro sócios fundadores acima dos 60 anos, a decisão de trazer novos líderes foi natural. “Como guardiã da saúde financeira da RPA e uma das sócias mais jovens, eu sempre acreditei que pensar no futuro da empresa era uma forma de respeitar o que construímos até aqui. A entrada de novos sócios é também um movimento de continuidade, de renovação e de fortalecimento. A sucessão é necessária para que o Grupo RPA siga vivo e pulsante pelas próximas décadas”, afirma Patrícia.

Os novos integrantes do Time RPA são Thiago Barros dos Santos, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP, com MBA em Gestão Empresarial pela INPG Business School e formação em Conselho pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e Luiz Donizeti Ribeiro, engenheiro Agrônomo formado pela UFV (Universidade Federal de Viçosa, 1991), com MBA em Gestão Ambiental (Fundace/Usp), especialista em Agricultura Orgânica e com anos atuação na gestão Agrícola de usinas.

Egyno Trento reforça que a escolha se baseou em critérios técnicos. “O Luiz e o Thiago foram selecionados por sua bagagem no setor. O Luiz, que conheço desde 2002, destaca-se pela capacidade técnica e formação de equipes. Já o Thiago, que encontrei pela primeira vez na Usina Ester, traz garra, conhecimento em custos e finanças, e já impulsionou novos negócios na RPA”.

Perfil estratégico: complementaridade e expertise

Os novos sócios preenchem lacunas importantes para a RPA. De acordo com Patrícia, tanto o Thiago quanto o Luiz carregam histórias sólidas no setor, têm reputação, escuta ativa e grande capacidade de entrega. “São profissionais com visão estratégica e senso de colaboração – o que, para nós, é essencial. Eles entendem o espírito do Grupo RPA, sabem que aqui valorizamos o conhecimento, a ética e o compromisso com o cliente e com o setor”, adiciona.

Ricardo acrescenta que os perfis se alinham aos dos sócios sucedidos: “Thiago tem características similares às minhas, enquanto Luiz se assemelha ao Egyno”. A dupla também fortalece a operação com expertise executiva, como ressalta Egyno: “Eles já estão captando serviços que antes não tínhamos braços para atender”.

O novo sócio, Luiz, diz que o que o motivou a aceitar o desafio foi a credibilidade da RPA no setor sucroenergético. “Já conhecia o trabalho desenvolvido pela consultoria e também fui cliente em alguns projetos. Acredito que com a minha experiência desenvolvida nas empresas em que atuei, sendo na área técnica agrícola e no planejamento estratégico, ajudarei o time da RPA”, afirma.

Thiago atuou por 27 anos da Usina Ester e após um longo tempo como executivo, conta que entendeu que seria importante iniciar uma transição de carreira, deixando de lado os “quadrados” e obrigações dos executivos. “Estava buscando utilizar o meu conhecimento adquirido em empresas que buscam melhorias e inovação e, foi neste momento que surgiu a oportunidade de conhecer o momento de crescimento e novos passos da RPA, que acabou alinhando totalmente com os meus objetivos”, afirma.

Ainda de acordo com ele, a RPA é uma consultoria consagrada e reconhecida na área agrícola. “Os longos anos que trabalhei dentro de uma usina me ajudam a entender as necessidades dos clientes e também posso trazer uma visão um pouco mais completa de outros processos, principalmente industrial e comercial”, explica Thiago.

Expansão e competitividade: novos mercados e agilidade

A expectativa é que a entrada dos sócios impulsionará a internacionalização, modernização e capacidade analítica da RPA. Segundo Ricardo Pinto, eles atuarão na ampliação de mercados e na modernização da empresa. Patrícia complementa: “Teremos mais agilidade e inteligência estratégica para projetos complexos, elevando a qualidade dos serviços”.

Para clientes e parceiros, as mudanças significam atendimento ágil, maior leque de expertises e experiência prática, como destacam os sócios. Segundo Egyno, os clientes terão melhora na resolução de problemas.

Hoje, entre os serviços mais prestados pela RPA estão a Due Diligence Agrícola, Avaliações e Roadmaps no Brasil e exterior, impulsionados pela demanda por fusões e aquisições.

“Estamos nos preparando para o futuro com os pés no presente e o coração na nossa história”, afirma Patrícia que adiciona que os clientes podem esperar uma RPA Consultoria e uma RPAnews mais modernas, mais estruturadas e ainda mais comprometidas com excelência técnica, comunicação estratégica e conteúdo relevante.

“Especialmente no caso da RPAnews, que é hoje o principal canal de comunicação do setor sucroenergético. Tudo isso sem perder nossa proximidade, nossa escuta ativa e nossa responsabilidade em cada entrega”, afirma Patrícia.

Ricardo concorda. “Esperem muito mais da RPA. Os novos sócios chegaram com ‘sangue nos olhos’ e muita energia para trabalhar”.

Egyno adianta: “Esse será um ano de reduzir custos sem perder produtividade. A RPA está pronta para ajudar as usinas nesse desafio, e os novos sócios são peças-chave”.

Com a nova estrutura, a RPA reforça seu compromisso com excelência técnica, inovação e legado, mantendo a proximidade com clientes e o setor. Como resume Patrícia: “É um compromisso com a continuidade — com mais energia, inovação e valor entregue”.

Para Luiz, a RPA tem posição de forte crescimento nos próximos cinco anos, podendo dobrar seu faturamento, com o planejamento estratégico que está sendo construído hoje. “As empresas precisam cada vez mais de direcionamento em seus planos de crescimento e principalmente de pessoas de fora da empresa, onde a RPA poderá colaborar”.

Thiago observa que o mercado sucroenergético nos últimos anos teve um ciclo de bons preços, o que possibilitou novos investimentos em renovação de canaviais e também no aumento do mix açucareiro, um ciclo que, aparentemente, está chegando ao fim, com superavit no mercado de açúcar e aumento dos estoques mundiais, pressionando as cotações internacionais.

“Otimização de processos e redução de custos estarão na ordem de todas as empresas. Além disso, o potencial do setor em contribuir com as demandas de ESG, como, por exemplo, a produção de biometano. Entendo que o foco da consultoria estará justamente no ganho de eficiência dos processos, projetos vinculados ao biometano, e na ampliação do escopo internacional. Acreditamos que ampliaremos a RPA no mercado internacional e no médio prazo também traremos novos serviços. A consultoria RPA já é bastante conhecida pela qualidade e cases de sucesso. O objetivo é manter esse legado para continuar conquistando novos clientes e prestando novos serviços para os clientes atuais. Para os próximos 5 anos é dobrar nossa prestação de serviço, atuando tanto no mercado nacional como internacional” conclui o novo sócio.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...