Home Últimas Notícias São Martinho comemora Prêmio Nacional Variedades Modernas concedido pelo IAC
Últimas Notícias

São Martinho comemora Prêmio Nacional Variedades Modernas concedido pelo IAC

Com muita liquidez no caixa, São Martinho terá safra tranquila
Compartilhar

Unidade São Martinho foi a vencedora na categoria nacional entre 217 usinas participantes da premiação, que reconhece as boas práticas de inovação para o melhoramento genético da cana-de-açúcar na safra 24/25

A Unidade São Martinho (USM) foi reconhecida com o Prêmio Variedades Modernas de Cana-de-Açúcar, concedido pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A premiação destaca os investimentos da empresa em inovação e manejo varietal na safra 2024/2025, sendo a campeã nacional entre 217 empresas avaliadas pelo Censo Varietal IAC.

O prêmio reconhece a excelência na utilização de variedades modernas. Além da Unidade São Martinho, a Unidade Boa Vista também foi premiada em 2024 com o Prêmio Excelência no Uso de Variedades de Cana-de-Açúcar, reforçando o compromisso da Companhia com tecnologia e produtividade.

Para Luís Gustavo Teixeira, Diretor Agrícola e de Tecnologia da São Martinho, a premiação atesta que a Companhia está no caminho certo, promovendo investimentos em tecnologia, eficiência e sustentabilidade em todos os processos que envolvem o Manejo Integrado Total (MIT) realizado pela Companhia. “Nossos investimentos em tecnologia, gestão, pesquisa, desenvolvimento e experimentação varietal visam atingir elevados patamares de produtividade e uma lavoura resiliente e responsiva, contribuindo de forma decisiva para o resultado financeiro da São Martinho”, afirma Luís.

Representaram a empresa no evento Diego Furlan, Gerente Agrícola da Unidade São Martinho; Rodrigo Pissolatto, Suporte Técnico Agronômico Corporativo; José Leonel Pasqualinotto, Assessor de Variedades de Cana Corporativo; e Estêvão Pacheco de Andrade Landell, Suporte Técnico Agronômico Corporativo, que destacou como a prática está inserida no MIT, permeando todos os processos agroindustriais e frisou a importância da experimentação para o desenvolvimento do manejo de variedades. Atualmente, dois terços dos experimentos da São Martinho buscam o desenvolvimento de novos genótipos. “Tudo isso é realizado com parceiros como o CTC, IAC, Nuseed e RIDESA”, frisou Estêvão.

Cada unidade da São Martinho possui um polo experimental, totalizando mais de 450 mil genótipos avaliados. Neste processo, é considerada a interação com fatores como ambientes de produção, épocas de colheita, pragas, irrigação e maturadores. Outro diferencial da São Martinho é a Biofábrica de Mudas Pré-Brotadas (MPB), que completou 10 anos em 2024. A tecnologia acelera em até 30 vezes a formação de canaviais de novas variedades e com alto padrão fitossanitário.

A segunda edição do prêmio ampliou o número de usinas participantes, valorizando o uso de variedades modernas e seu resultado no campo, que gera impacto positivo na produtividade e na redução de custos, como destacou Marcos Landell, diretor geral do IAC.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...