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São Martinho é parceira na criação da Cubo Agro
O maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina – o Cubo Itaú, ao lado da São Martinho, Corteva Agriscience e Itaú BBA, anunciaram hoje, 13, a criação de um hub especialmente voltado às agtechs: o Cubo Agro.
O projeto tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento da inovação no setor do agronegócio no Brasil e na América Latina por meio da conexão entre startups, grandes empresas, fundos de investimentos e demais agentes do ecossistema.
A expectativa é que, a partir desse projeto, as empresas aumentem o número de negócios com base em inovação, obtenham ganho de eficiência operacional e, consequentemente, performance de mercado, promoção da cultura digital e maior impacto social e econômico.
Haverá uma intensa agenda de atividades para promover a geração de negócios e troca entre startups e demais elos da cadeia, como workshops, eventos de network e troca de experiência, cursos e treinamentos.
São Martinho quer aumentar potencial do 5G
A São Martinho, além de contribuir de forma significativa com o fomento e evolução das agtechs, busca, dentro de sua estratégia de negócios, conquistar novas receitas baseadas em projetos inovadores com características que possibilitem a ampliação de seu core business. A companhia espera, com a parceria com o Cubo Agro, desenvolver projetos com potencial de conectividade 5G no ambiente agroindustrial da companhia.
“Já temos conectividade implementada na agroindústria da usina São Martinho de Pradópolis, SP, mas queremos explorar essa tecnologia junto a outras que vão trazer resultados como, por exemplo, o uso de Inteligência artificial. Acreditamos que o 5G vai ser um veículo muito importante para testarmos esse novo universo de conectividade que vai marcar o futuro do agronegócio brasileiro”, disse Marcelo Eskenazi, Head de Inovação da São Martinho à RPAnews.
Ele ainda disse que a parceria com o Cubo Agro está alinhada com nossa visão de futuro para a São Martinho, em um momento de grandes transformações e desafios para o agronegócio brasileiro.
“Acreditamos que o hub será fundamental para a aceleração e sustentação de novos negócios para a companhia, permitindo a troca de experiências com demais parceiros do setor agro e novas conexões capazes de gerar valor para o ecossistema de inovação. Estamos muito otimistas com esta iniciativa”, afirmou Eskenazi em coletiva.
As startups participantes do Cubo Agro terão à disposição os canaviais das unidades do Grupo São Martinho. Em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico, Fabio Venturelli, CEO da companhia, disse que o universo integrado vai dar oportunidade para quem quer trabalhar nesse espaço.
“É uma experiência que você não consegue ter em nenhum lugar do mundo”, disse Venturelli.
Para Agenor Pavan, COO e vice-presidente da São Martinho, o Cubo Agro vai agregar uma série de competências complementares às conquistadas ao longo dos anos pela Companhia.
“Acreditamos no conceito de inovação aberta e vamos aprender muito com a experiência do Cubo Itaú junto ao ecossistema de inovação e startups. Pretendemos consolidar nossa estratégia em sinergia com os demais parceiros para obter conexões que fomentem o agronegócio e gerem valor de forma sustentável, para nossa companhia e todo setor”, observa ele.
Corteva e Itaú BBA buscam desenvolver soluções tecnológicas para produtores
Para a Corteva, primeira empresa do segmento a ingressar na comunidade Cubo no início de 2020, o ambiente colaborativo permite construir, juntamente com as outras mantenedoras do hub e, portanto, de forma mais ágil, soluções para resolver os principais desafios dos produtores rurais, auxiliando, principalmente, em sua transformação digital e de serviços.
“A parceria que estamos construindo no Cubo Agro se conecta diretamente com a forma como estamos nos posicionando e sendo vistos pelo mercado: como uma empresa que tem inovação em seu DNA. Buscamos desenvolver soluções tecnológicas que ajudem o produtor rural a criar uma jornada digital de experiência de produtos e serviços”, comenta Mariana Castanho, Líder do Comitê de Inovação da Corteva Agriscience Brasil e responsável pela Área Comercial Leste da companhia.
No início da parceria com o Cubo, um dos focos da Corteva foi dar escala a um programa chamado Prospera, que busca capacitar pequenos agricultores que trabalham com milho, em Pernambuco, para adoção de um sistema produtivo sustentável de alto rendimento e acesso a insumos, serviços e mercado consumidor.
O Itaú BBA, envolvido no Cubo Agro, tem como objetivo obter as melhores soluções tecnológicas frente aos desafios e ambições do banco e, com isso, estar capacitado para atender o cliente da melhor forma, apoiando nos desafios comuns que o mundo cada vez mais ágil, digital e competitivo exige.
“Temos plena convicção de que com essa iniciativa geraremos ainda mais valor para toda a cadeia produtiva do agro. Com a expertise do time Agro do Itaú BBA e com o apoio dos nossos parceiros estratégicos, conhecendo as singularidades de cada cliente, acreditamos que este primeiro passo será o início de grandes inovações”, afirma Mario Pires, diretor de Agronegócio do Itaú BBA.
Brasil tem uma nova Agtech por dia
Desde o início da pandemia, tem surgido quase que uma agtech por dia no Brasil, segundo o Radar Agtech Brasil 2020/2021, material elaborado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Luders Research and Consulting.
Os dados mostram um número de startups ativas 40% maior em comparação ao Radar Agtech Brasil 2019. O estado de São Paulo possui a maior porcentagem de agtechs, com 48% do total, mas o relatório destaca a Região Nordeste, onde surgiu o maior número de novos empreendedores, em comparação com 2019.
Um outro estudo realizado pela ABStartups aponta que 72,6% das agtechs atuam dentro da porteira, ou seja, em tecnologias que auxiliam a produção e a gestão agrícola e 47,1% das agtechs já receberam investimentos, o que ressalta o potencial do setor.
“Estamos extremamente orgulhosos deste próximo passo do Cubo no setor e de poder contar com parceiros tão estratégicos. O Cubo Agro representa o amadurecimento daquilo que temos como missão, que é apoiar o crescimento das startups com grande potencial do Brasil e América Latina por meio da geração de negócios”, comemora Pedro Prates, co-head do Cubo Itaú. comemora Pedro Prates, co-head do Cubo Itaú.
Por Natália Cherubin
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