Home Agrícola Seguro Rural: monitor avalia produtos para cana-de-açúcar
AgrícolaBioenergiaDestaqueIndústriaMercado

Seguro Rural: monitor avalia produtos para cana-de-açúcar

Colheita de cana
Compartilhar

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na última sexta (16), da reunião virtual do projeto Monitor do Seguro Rural para avaliar produtos e serviços oferecidos pelas seguradoras e propor aperfeiçoamentos nos seguros agrícolas disponíveis para a cana-de-açúcar.

O projeto foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a CNA e outras entidades do setor.

Participaram do encontro produtores rurais e representantes dos setores público e privado, além de seguradoras.

Na opinião do presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Ênio Fernandes, é preciso disseminar a cultura do seguro rural para que os produtores tenham, pelo menos, parte de seus investimentos protegida de eventos climáticos e oscilações de preço.

Ele também destacou a importância de uma fiscalização correta para que as indenizações sejam pagas devidamente e de se ter escala para reduzir custos.

“A CNA quer participar da construção de novos produtos. Como entidade nacional, conseguimos notar as diferenças entre as regiões. Se a gente fizer um produto que atenda às necessidades da grande maioria, nós adaptamos depois as particularidades de cada grupo rapidamente”, afirmou.

O secretário de Política Agrícola do Mapa, César Halum, disse que o Programa de Subvenção do Seguro Rural é uma das prioridades do ministério e tem a missão de mitigar os riscos da atividade.

“Com esse programa de monitoramento, estamos avaliando os serviços das seguradoras e as maneiras de aperfeiçoá-los para dar ao produtor a garantia de continuidade na atividade e da sua renda”.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sete seguradoras comercializaram apólices de cana-de-açúcar em 2019 e 2020. Os números deste ano já superaram 2019 e, até o momento, alcançaram mais de dois mil produtores, 214.253 hectares protegidos e mais de R$ 802 milhões em importância segurada.

O diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Pedro Loyola, ressaltou que é necessário oferecer seguro rural para todas as regiões e culturas que ainda são incipientes.

“A cana tem um potencial enorme no Brasil, mas precisamos desenvolver um novo produto para a atividade. A demanda é essa e temos que fazer um trabalho mais focado”, declarou.

Durante a videoconferência, representantes das seguradoras Mafre, Swiss Re e BB Seguros apresentaram produtos oferecidos para a cana-de-açúcar. A reunião também contou com a participação dos assessores técnicos da CNA, Carolina Yuri Nakamura e Rogério Avellar.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoDestaqueÚltimas Notícias

O futuro do RAIZ em análise: o que uma possível separação do Agro e da Energia revelaria sobre o valor real da Raízen

Nos bastidores do mercado, cresce a análise sobre uma eventual avaliação estratégica...

Últimas NotíciasDestaque

Produção de etanol pode atingir maior nível em 21 anos na safra 2026/27

Oferta no Centro-Sul deve somar 36,9 milhões de m³; expansão do milho...

Usina Coruripe
Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz 11,7% a moagem, vê etanol cair 27% e tem queda de 56% no lucro na safra 25/26

Com menor volume de cana de fornecedores e retração na produção industrial,...

DestaqueÚltimas Notícias

Moagem da safra 25/26 recua 2,16% no Centro-Sul; produção de açúcar avança 0,86%

Safra acumula 601,6 milhões de toneladas processadas até 1º de fevereiro A...