Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Setor perde Célio Manechini, pesquisador importante em trabalhos sobre a cana crua

Publicado

em

Na noite de ontem, 08, faleceu o esalqueano e engenheiro agrônomo e mestre em solos e nutrição de plantas, Célio Manechini, que trabalhou durante muitos anos na Usina São Martinho, passando também pelo CTC (Centro de Tecnologia Canavieira)

De acordo com o professor Godofredo Vitti, Célio foi muito importante para o setor, pois conduziu “com muita competência, na época da Copersucar/CTC, os primeiros trabalhos agronômicos relativos a cana crua e efeitos da palha”, disse, ao lamentar a perda em grupo do WhatsApp.

Jorge Donzelli, consultor especialista em Manejo Agronômico em Cana-de-açúcar da Lidera, ex-CTC, afirmou, também em grupo do WhatsApp, que Célio deixa um legado de conhecimento na área de cana-de-açúcar, especialmente no desenvolvimento do sistema de cana sem a queima da palha.

“Célio era um ser humano incrível. Muito orgulho de ter trabalhado com ele por anos no CTC. Que Deus na sua infinita bondade o acolha e nos conforte”, lamentou.

Marcos Landell, diretor e pesquisador científico do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), disse que Célio deixou um grande legado sendo um dos principais pesquisadores que se debruçaram no novo sistema que se implantava na canavicultura brasileira na época: a cana-crua.

“Ele contribuiu diretamente com os seus trabalhos feitos ainda na época da Copersucar/CTC e depois pelo Grupo São Martinho, mas também na ‘socialização do conhecimento’ com jovens técnicos e pesquisadores que iniciavam a sua caminhada em uma estrada que ele já trilhava há mais de década”, afirmou Landell.

Ainda de acordo com Landell, Célio nunca se furtou de compartilhar os seus conhecimentos seja numa roda de amigos/colegas ou em reuniões técnicas.

“Aliás no final de maio de 2021, sabendo que o Célio passava por novas dificuldades de saúde (consequência do seu AVC), tivemos a oportunidade de homenageá-lo no Grupo Fitotécnico Cana IAC com a ajuda do Rene Sordi, o seu filho João, Raffaella Rossetto, Daniel/IAC, Bidoia/IAC e outros. Apesar de virtual, esse registro muito nos alegra, pois falamos claramente para ele e quase 380 inscritos da reunião virtual o quanto que ele era importante para a canavicultura brasileira e o quanto que ele era querido por todos nós”, lembra.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading