Compartilhar

Em um delicado período de crescimento acelerado no número de casos da Covid-19, em que a taxa de ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) chega a sua capacidade máxima, a biorrefinaria uisa registra crescentes iniciativas de apoio à demanda das unidades de saúde do estado.

A biorrefinaria uisa forneceu 45 cilindros de oxigênio com capacidade de 10m³. A ação é gerida através do Florescer, braço social da uisa, que junto ao Sindalcool, as usinas do estado, empresas e empresários, alcançaram um total de 103 cilindros para reposição do estoque de oxigênio, beneficiando as redes estaduais, municipais, filantrópicas e privadas de saúde.

No último ano, a companhia realizou doações ao ao Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeituras dos municípios circunvizinhos, o Sindalcool-MT e várias entidades locais, que ultrapassam a marca de mais de 70 mil litros de Álcool 70º INPM para instituições de saúde e atendimento ao público. “Os desafios que a pandemia trás é enorme para todos.

A coordenação dos esforços entre empresas, cidadãos e autoridades públicas é fundamental para dar agilidade e efetividade às ações”, destaca José Arimatea Calsaverini, Presidente do Conselho Consultivo da uisa.

O Presidente do Sindalcool e Diretor Executivo da Usina Barralcool, Silvio Rangel, reforça que o setor sucroalcooleiro está unido, atento e disposto a ajudar. “Acho que é muito importante realizarmos esse tipo de apoio à saúde neste momento, essa importância de ajudar, e que a gente tente, de alguma forma, diminuir esse sofrimento todo que está acontecendo e a pressão da pandemia na saúde e na vida das pessoas.”

Neste início do mês de abril, a uisa também realizou a doação de 3 ventiladores pulmonares, da marca LUFT5, destinados as redes de saúde pública nos municípios de Nova Olímpia e Denise. José Fernando Mazuca Filho, CEO da Companhia, destacou a relação de parceria entre as prefeituras dos municípios em que a empresa atua.

“Recentemente nos voluntariamos para dar suporte as prefeituras de Nova Olímpia e Denise no âmbito do agravamento da pandemia aqui no estado de Mato Grosso.

Fizemos a doação de 3 respiradores para os municípios com o objetivo de suportá-los nesse momento mais agudo da crise. Lembrando sempre que a boa parte da nossa força de trabalho lá reside e nada mais justo do que a gente contribuir e participar do bem-estar e da saúde dos nossos funcionários da região”, explica Mazuca.

A atuação do Florescer no intermédio dessas ações, possibilitou também a doação de mais de 37 mil toneladas de Açúcar Itamarati Cristal para a composição de cestas básicas entregues a mais de 18 mil famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica na região, através do projeto Um Por Todos e Todos Contra a Covid-19 da Fundação André e Lucia Maggi (FALM).

Apesar do acelerado crescimento no número de casos, as companhias do setor multiplicam seus esforços e medidas protetivas para a continuidade de suas atividades, garantindo o abastecimento e alimentação do país.

“Gostaria de relembrar a importância do uso de máscaras, das medidas de distanciamento e de higiene das mãos para reduzir a disseminação do vírus, e da vacinação para superarmos esta situação terrível, com tantas perdas e tanta dor”, ressalta Calsaverini.

Cadastre-se em nossa newsletter