Home Destaque Usina migra dados do Data Center e passa usar nuvem para armazena-los
Destaque

Usina migra dados do Data Center e passa usar nuvem para armazena-los

A decisão de adiar os investimentos ocorre em um momento de leve retração nos indicadores operacionais da companhia.
Compartilhar

De acordo com a empresa, a mudança proporcionou garantia de alta disponibilidade, aumento de performance, mais segurança e escalabilidade nos processos

Com o objetivo de promover uma renovação tecnológica em sua Infraestrutura de T.I a Usina Coruripe – uma das principais produtoras brasileiras de açúcar, etanol e energia, acaba de realizar a migração de todo o seu Data Center tradicional para Cloud.

Segundo a empresa, o projeto  proporcionou garantia de alta disponibilidade, aumento de performance, segurança e escalabilidade nos processos da usina. O Gerente de TI da Usina Coruripe, Helder Morais, enfatiza que a empresa busca investir constantemente em novas tecnologias com o objetivo de gerar maior flexibilidade e agilidade aos negócios.

O projeto foi conduzido pela Sky.One, startup de tecnologia especializada no desenvolvimento de plataformas que facilitam o uso da nuvem, e a mudança proporcionou garantia de alta disponibilidade, aumento de performance, segurança e escalabilidade nos processos da usina.

Segundo Morais, a decisão de migrar foi necessária, já que o modelo de contrato tradicional anterior não oferecia características que possibilitassem configurações mais flexíveis e tampouco elasticidade para crescer e diminuir a infraestrutura conforme a necessidade do negócio.

Benefícios da nuvem

Coordenador de Infraestrutura de TI, Ledir Malaquias explica que após a migração houve melhoras no desempenho de serviços por conta da configuração do hardware responsável pela virtualização do ambiente na nuvem.

Além disso, a flexibilidade em realizar ajustes de capacidade nas configurações e agendamento de disponibilidade são outros benefícios de destaque, favoráveis à redução de custos prevista no projeto. Outro ganho imediato foi a troca dos sistemas operacionais AIX, para uma plataforma mais agnóstica, promovendo mais liberdade para migrações descomplicadas.

Para Malaquias, o projeto atendeu as expectativas o que diz respeito à disponibilidade, desempenho e financeiro. “Tivemos uma ótima experiência de relacionamento durante o planejamento do projeto e esta mesma motivação e alto senso de integração permaneceu até a entrega dos resultados. O cronograma e os custos planejados foram seguidos e cumpridos sem desvios e atrasos”, declara.

Compartilhar

Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Governo atualiza regras do zoneamento para plantio de cana-de-açúcar no Brasil

Nova versão do Zoneamento Agrícola de Risco Climático redefine áreas aptas, critérios...

Últimas NotíciasDestaque

Cana certificada ganha peso na estratégia de mercado

Avanço da certificação da cana reflete mudanças operacionais, ganhos ambientais, práticas regenerativas...

DestaqueIndústriaÚltimas Notícias

IA em tempo real redefine o controle de processos em usinas sucroenergéticas

Parceria com a Usina São Manoel comprova ganhos expressivos em eficiência e...