Home Sem categoria Usinas aproveitam entressafra para a capacitação dos colaboradores
Sem categoria

Usinas aproveitam entressafra para a capacitação dos colaboradores

Compartilhar

Qualificação dos colaboradores em novas áreas, aperfeiçoamento em cargos de lideranças e curso de operação de máquinas para mulheres movimentaram as atividades nas unidades do Estado

Marcada pelo ritmo acelerado da moagem da cana-de-açúcar no decorrer de 2019, a safra 2019/2020 em Mato Grosso do Sul teve um ciclo atípico com entressafra antecipada e mais longa, assim como os demais estados produtores do Centro Sul.

Iniciada por algumas unidades no mês outubro, o intervalo da colheita e moagem da matéria-prima não parou totalmente as atividades nas usinas que intensificaram o calendário de capacitação e novos cursos para seus colaboradores.

Com a premissa de atuar com safra continua desde 2015, as duas unidades da Adecoagro, localizadas nos municípios de Ivinhema e Angélica, no sul do Estado, excepcionalmente neste ciclo tiveram uma entressafra de sessenta dias.

No período foram desenvolvidas diversas ações dentro dos programas de qualificação, treinamento, liderança, segurança e novos cursos, além das capacitações obrigatórias relacionadas às Normas Reguladoras (NRs).

O programa Capacitar, por exemplo, mobilizou mais de 1.100 colaboradores neste período com o curso Formação de Time de Alta Performance na divisão agrícola. Mais de 100 colaboradores também passaram por reciclagem técnica em sala de aula, com simuladores e no campo em cursos para operadores de trator, colhedora e motorista de caminhão de apoio, canavieiro e mecânicos agrícolas.

A empresa trabalhou ainda campanhas de conscientização sobre saúde mental (Janeiro Branco) e doenças como Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer (Fevereiro Roxo).

Liderança e desenvolvimento pessoal

Na usina Fátima do Sul, localizada no município Fátima do Sul, além dos cursos de reciclagem dentro das capacitações obrigatórias,.a programação durante a entressafra foi direcionada para treinamento dos colaboradores para cargos de lideranças e desenvolvimento pessoal.

A unidade ainda reforçou o Programa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao Assédio Sexual com palestra para todos os funcionários.

Oportunidades

Em Rio Brilhante, localizado a 150 km da Capital, a movimentação nas unidades Biosev não foi diferente. Mais de dois mil colaboradores, que atuam nas unidades Rio Brilhante e Passatempo, passaram por diversos cursos e treinamentos no período da entressafra.

As usinas são equipadas com simuladores de colhedora de cana,.onde operadores de tratores são qualificados dentro da usina para operar máquinas de plantio e colheita da matéria-prima. Algumas turmas são abertas ao público externo e recebem moradores do município e região interessados em se qualificar para a operar máquinas de grande porte.

Com três unidades no Estado, o grupo Atvos treinou 1.665 funcionários em 71 cursos, entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2010. De acordo com a empresa, foram 58.035 horas em diferentes frentes de capacitação. Entre elas, formação de liderança, empresarial, operacional, obrigações operacionais, saúde e segurança e meio ambiente. A unidades estão localizas nos municípios de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Costa Rica.

Entre as ações, teve início a primeira turma do projeto “Elo com Elas”.na Unidade Santa Luzia, estendido às mulheres moradoras de Nova Alvorada do Sul. A intenção é capacitar mão-de-obra para operação de colheita e plantio mecanizados com olhar para inclusão da participação feminina dentro das unidades. A formatura do curso ocorreu na última sexta-feira (6).

Nos canais digitais da Biosul você acompanha mais detalhes das atividades desenvolvidas no período de entressafra pelas usinas em operação no Estado.

Mas. Desse modo. Mas.

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...