Últimas Notícias
Você sabe qual é a relação entre irrigação por gotejamento e a valorização das fazendas?
A adoção da irrigação por gotejamento nas propriedades agrícolas tem se mostrado uma estratégia altamente vantajosa, tanto no aumento da produtividade quanto na valorização do mercado das fazendas. Segundo Bruna Neri, Coordenadora de Crédito e Financiamento da Netafim, a tecnificação das fazendas com sistemas de irrigação por gotejamento representa um investimento com retorno significativo, oferecendo um custo-benefício superior à expansão de terras.
O valor das terras agrícolas praticamente dobrou em três anos na média nacional (valores nominais), atingindo um recorde de R$ 55,02 mil por hectare ao final de 2023, conforme estudo da S&P Global Commodity Insights. Esse aumento acompanha o ‘boom’ nos preços das commodities agrícolas e a expansão das áreas cultivadas no país. Em termos reais, ajustados pela inflação, o aumento foi de 59,9%. Somente no ano passado, a valorização real foi de 3,2% em comparação com 2022, enquanto a nominal teve uma leve queda de 0,5%. A previsão para 2024, no entanto, é de poucas variações.
Para Bruna, a decisão entre expandir as terras ou investir em tecnologia deve começar com uma análise cuidadosa dos custos envolvidos. “No momento que você compra outra terra, você está aumentando seu custo fixo de operação, seja de defensivo, fertilizante, sementes, mão de obra. Quando você contrata tecnologia, você está maximizando a sua produtividade dentro de uma mesma área,” explica. Essa análise revela que aumentar a área cultivada implica em custos adicionais e não necessariamente em um aumento imediato de produtividade, diferentemente da modernização com tecnologia.
A implantação do sistema de irrigação por gotejamento não apenas otimiza o uso da água e melhora a produtividade das culturas, mas também aumenta diretamente o valor da propriedade. “A irrigação por gotejamento influencia diretamente no valor da fazenda, porque em algumas culturas, ou na maioria delas, o nosso sistema é subterrâneo. Então, ao comprar a terra, o novo proprietário já vai adquirir o sistema de irrigação,” destaca Bruna. A presença de infraestruturas essenciais, como poços, sistemas de coleta de água e energia elétrica, adiciona valor à propriedade, tornando-a mais atrativa no mercado.
Um dos pontos mais vantajosos da irrigação por gotejamento é o retorno sobre o investimento (ROI). “O retorno do investimento vai depender de qual cultura estamos falando. Em algumas culturas a resposta agronômica em produtividade é tão grande que a gente tem um ROI mais rápido, tornando a tecnificação uma escolha economicamente viável e atraente”, afirma Bruna.
Comparando o custo-benefício de adquirir novas terras com o de investir em irrigação por gotejamento, a tecnificação se mostra uma escolha mais eficaz. “Ao investir em tecnologia na terra que você já possui, você está aumentando a produtividade no que você já tem. Esse aumento de produtividade gera uma receita maior na comercialização dos produtos, justificando o investimento inicial e promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis”, conclui Bruna.
Cadastre-se e receba nossa newsletter