Home Sem categoria Europa deve renunciar ao carvão até 2030 para cumprir acordos de Paris
Sem categoria

Europa deve renunciar ao carvão até 2030 para cumprir acordos de Paris

Compartilhar

Todas as centrais de geração de energia elétrica a carvão da União Europeia devem ser fechadas até 2030 para que o bloco consiga cumprir os compromissos assumidos nos acordos de Paris de luta contra o aquecimento global, afirma um relatório do instituto Climate Analytics.

Os objetivos fixados em Paris, em dezembro de 2015, para limitar a 2 graus o aumento da temperatura global na comparação com o nível anterior à revolução industrial "exigem uma descarbonização rápida do setor mundial de produção de energia e o fim gradual das centrais a carvão na UE até 2030", afirma o documento publicado pelo instituto que promove o desenvolvimento sustentável.

O Climate Analytics calculou que o "Orçamento de carbono" da União Europeia -ou seja o CO2 que pode ser emitido para permanecer abaixo dos 2 ºC- é de 6,5 gigatoneladas até 2050. De acordo com os autores do estudo, com o ritmo atual da atividade programada das centrais a carvão, o orçamento será superado em 85% até o ano mencionado.

A proporção de carvão e lignito na produção de energia elétrica da União Europeia caiu 21% entre 1990 e 2014, ou seja 1% por ano, de acordo com a Agência Europeia do Meio Ambiente. Em 2014 representava 25% da produção de energia elétrica europeia, contra 40% em 1990. Durante o mesmo período, a proporção de energias renováveis subiu de 13% a 29%.

O Climate Analytics destaca que dois países, Alemanha e Polônia, são responsáveis por 51% das capacidades instaladas e por 54% das emissões das centrais a carvão.

"Existe uma crescente disparidade entre os Estados membros em sua forma de encarar o futuro do carvão", destacam os analistas do instituto, que criticam a construção ou os projetos de centrais a carvão em certos países como Polônia e Grécia.
Fonte: AFP

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...