Conecte-se conosco
 

Sem categoria

Governo vai lançar programa de estímulo aos biocombustíveis

Publicado

em

O governo federal apresentará no dia 13 de dezembro um novo programa dedicado a estimular a expansão da produção de biocombustíveis no País. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia (MME), Fernando Coelho Filho, nesta segunda-feira (28), durante evento em São Paulo (SP).
 
Batizada de RenovaBio, a iniciativa terá como premissas básicas quatro pontos, destacou o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix, também presente ao evento, que serão: importância dos biocombustíveis na matriz energética, regras de comercialização, sustentabilidade e novas tecnologias.
 
De acordo com o ministro, o setor sucroenergético brasileiro tem todo o conhecimento, repertório, desempenho, e agora é a hora de ir atrás de novos investimentos, oportunidades e negócios. "E o ministério quer estabelecer total diálogo com o setor."
 
Segundo o vice-presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen, Pedro Mizutani, o que o setor reivindica são políticas públicas claras, e não subsídios. Para o executivo, o segmento precisa também investir ainda mais para mostrar as externalidades ambientais inerentes à agroenergia como diferencial mercadológico frente aos combustíveis fósseis.
 
Na avaliação da presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Elizabeth Farina, no caminho de retomada do setor sucroenergético cabe à iniciativa privada promover investimentos, com foco em ganhos de produtividade, e ao governo assegurar transparência e previsibilidade que dê confiança para a tomada de decisão.
 
De acordo com a dirigente, trabalhar a agenda ambiental – um trunfo do segmento – e analisar quais serão os impactos dos negócios da Petrobras daqui em diante são outros dois pontos cruciais para o setor da cana-de-açúcar. A meta é que até 2030, a matriz energética brasileira seja composta por 18% de biocombustíveis, saindo de um volume anual estimado hoje de 28 milhões de litros para 50 milhões
 
Fonte: Datagro
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading