Sem categoria
Para reduzir custos, é preciso saber onde e como agir para não comprometer a “saúde” do negócio
Como reduzir custos no negócio sucroenergético? Uma pergunta difícil de ser respondida, mas que não pode sair da cabeça de todo gestor de usina e produtor de cana-de-açúcar. Caso contrário, pode ver toda a sua rentabilidade escorrer por entre os dedos ao longo da safra. Inclusive anos de bons preços do açúcar e do etanol podem mascarar o peso dos custos.
Sob este ponto de vista, todas as áreas do processo de produção e processamento da cana-de-açúcar precisam ser muito bem analisadas. No entanto, o departamento agrícola requer uma atenção especial, uma vez que concentra na usina os maiores desembolsos para se produzir açúcar e etanol.
Para Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA, as empresas devem agir, e com contundência, para reduzir custos, considerando a tecnologia atual e disponível no momento. “Muita coisa pode ser feita, mas tudo deve começar com um levantamento prévio, um bom diagnóstico. Assim, se tem condições de priorizar”, explica.
Desta forma, o gestor tem condições de elaborar um projeto de recuperação de produtividade e redução de custos visando o médio prazo. Isto permitirá identificar onde e como agir. “Ao buscar a redução de custos, a empresa não pode escolher atitudes que depois a levem para grandes dificuldades, como diminuir os gastos com plantio e tratos culturais, corte indiscriminado em setores cruciais ao sistema produtivo etc. Também não se pode deixar de pagar fornecedores, arrendamentos, impostos e dívidas bancárias. Mas muitas empresas foram obrigadas a fazer isso por conta da crise, o que é um grande erro, uma vez que cortes nestas áreas podem inviabilizar o negócio.”
No 15º Seminário de Produtividade & Redução de Custos na Agroindústria Canavieira, que ocorre de 30 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, Dib Nunes irá abordar com profundidade este assunto, com a palestra “Onde atacar para reduzir custos na área agrícola”.
“O objetivo é oferecer subsídios para os profissionais saberem agir na direção certa, uma vez que precisam saber o que aprimorar na gestão”, afirma Dib. Segundo ele, o objetivo central da usina e do produtor de cana deve ser sempre a elevação da produtividade. “Quando se eleva o índice de produtividade, se tem naturalmente custos reduzidos e ganhos em competitividade”, pontua. “Por isso, é preciso estar bem informado e ter conhecimento para reduzir custos sem comprometer a saúde do negócio”, acrescenta.
Para se obter mais informações do evento e fazer inscrições basta acessar o site: www.ideaonline.com.br. Também confira no site a programação completa do evento.
· SERVIÇO
Evento:15º Seminário de Produtividade & Redução de Custos na Agroindústria Canavieira
Data:30 de novembro e 1º de dezembro
Local:Centro de Convenções de Ribeirão Preto
Informações:(16) 3610-4770
Cadastre-se e receba nossa newsletter