Conecte-se conosco
 

Sem categoria

O que esperar do setor sucroenergético para a safra 2017/18 e para os próximos anos

Publicado

em

A equipe técnica da Unica (União de Indústria de Cana-de-açúcar) divulgou esta semana sua atualização da safra 2016/17. Desde o início de abril até 1º de novembro, a moagem alcançou 537,31 milhões de toneladas, com uma produção de 32,07 milhões de toneladas de açúcar, 9,55 bilhões de litros de etanol anidro e 13,03 bilhões de litros de etanol hidratado – para um total de 22,57 bilhões de litros de etanol. Segundo a entidade, na 1ª quinzena de novembro 40 usinas devem ter encerrado a moagem. Além disso, 55 usinas já haviam concluído a safra até o final de outubro, registrando redução da moagem média em relação à safra passada de 11,86%.

Os profissionais da Unica que fizeram este levantamento são coordenados por Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da entidade e um dos especialistas que mais conhecem o setor sucroenergético no Brasil. Padua será um dos palestrantes do 15º Seminário Produtividade & Redução de Custos da Agroindústria Canavieira, que será promovido pelo Grupo IDEA nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto.

No evento, Padua – que já tem mais de 40 safras no currículo – fará a palestra “Expectativas para a safra 2017/18 e as perspectivas do setor para os próximos anos”. Ele apresentará números, tendências, expectativa de mercado e oferecerá inúmeros subsídios para os executivos e consultores presentes no seminário analisarem o futuro e desenharem suas próximas estratégias.

 

QUEDA DA PRODUTIVIDADE, CRESCIMENTO DO ATR

O relatório divulgado pela Unica também apresentou um dado preocupante quanto à produtividade agrícola. Dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em uma amostra de 155 empresas, indicam que a produtividade da área colhida em outubro no Centro-Sul atingiu 65,74 toneladas de cana-de-açúcar por hectare – uma queda de 15,06% em relação ao índice apurado no mesmo mês de 2015 e de 9,56% quando comparado a setembro de 2016.

Por outro lado, no acumulado da atual safra, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) apresentou ligeiro crescimento: de 133,69 kg por tonelada em 2015, saltou para 134,10 kg por tonelada.

Os índices de produtividade e ATR têm importante influência sobre ganhos ao final da safra de usinas e produtores de cana. Mas outro ponto crucial ao se considerar o desempenho da empresa ao longo de um ciclo são os custos do período. Fatores que serão analisados pelos melhores especialistas do setor nestas áreas no 15º Seminário de Produtividade & Redução de Custos na Agroindústria Canavieira.

Para se obter mais informações do evento e fazer inscrições basta acessar o site: www.ideaonline.com.br. Também confira neste site a programação completa do evento.

 

 

  • SERVIÇO

Evento:15º Seminário de Produtividade & Redução de Custos na Agroindústria Canavieira

Data:30 de novembro e 1º de dezembro

Local:Centro de Convenções de Ribeirão Preto

Informações:(16) 3610-4770

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade