Home Sem categoria Indústria paulista tem saldo positivo de 10 mil vagas em março, diz Fiesp
Sem categoria

Indústria paulista tem saldo positivo de 10 mil vagas em março, diz Fiesp

Compartilhar

A geração de postos de trabalho pela indústria paulista teve um saldo positivo de 10 mil vagas em março, revelaram nesta segunda-feira, 16, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O resultado supera o registrado em igual mês de 2017 (9.500 vagas), representando uma alta mensal de 0,48% na comparação sem ajuste sazonal.

No primeiro trimestre de 2018, a geração de vagas no setor industrial paulista chegou à marca de 23 mil, melhor nível desde 2013, quando haviam sido criadas 34.500 vagas.

O setor que mais contribuiu para o volume mensal foi o sucroalcooleiro, com 5.183 vagas (52% do total), beneficiado pela época de safra da cana-de-açúcar. Já no acumulado do ano, o segmento contribuiu com 6.657 postos de trabalho. Pela definição adotada pela Fiesp, os empregos no setor sucroalcooleiro compreendem as atividades de ‘fabricação de açúcar bruto’, ‘fabricação de açúcar refinado’ e ‘fabricação de álcool’.

Também tiveram destaque os setores industriais de ‘Coque, derivados do petróleo e biocombustíveis’, com 2.582 vagas líquidas; ‘veículos automotores’ (1.788) e ‘couro e calçados’ (777). Entre os destaques negativos, a ‘confecção de artigos do vestuário e acessórios’ destruiu 1.300 vagas, enquanto o setor de ‘produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos’ encerrou 525 postos de trabalho.

No caso de ‘Produtos Alimentícios’, houve saldo líquido de 4.349, lembrando que o segmento sucroalcooleiro faz parte desta categoria. Na prática, portanto, foram destruídos 834 postos de trabalho no setor, quando excluído o saldo líquido registrado pela indústria da cana-de-açúcar.

Para o segundo vice-presidente da Fiesp e diretor titular de seu Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia, José Ricardo Roriz Coelho, o crescimento da economia indica uma recuperação, mas em ritmo ainda abaixo do desejado.

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...