A tecnologia está presente em 67% das propriedades agrícolas no Brasil segundo levantamento feito em 2017 pela Secretaria Executiva da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP). O desafio é integrar digitalmente todos os processos do campo, da preparação do solo ao cultivo e logística da colheita. A Hexagon Agriculture, desenvolvedora de soluções digitais para os produtores agrícolas corporativos, vai mostrar como é possível fazer essa integração tecnológica durante o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão – ConBAP 2018, de 2 a 4 de outubro, em Curitiba.
A empresa levará para seu estande no evento os Computadores de Bordo Ti5 e Ti7, com Piloto Automático. “As soluções desenvolvidas pela Hexagon Agriculture conectam o campo, os equipamentos e as pessoas, possibilitando uma verdadeira mudança de paradigma. Nós vemos a agricultura como uma grande fábrica que, como a indústria, precisa de processos integrados e eficientes para produzir mais com menos”, afirma Bernardo de Castro, presidente da empresa.
Os computadores de bordo da Hexagon fazem o monitoramento e o controle de diversos processos agrícolas, como fertilização e pulverização da área plantada. Por meio de sensores, eles medem variáveis, transmitem para servidores na nuvem e analisam os dados com técnicas de machine learning. A função Piloto Automático auxilia a navegação dos tratores, garantindo bom alinhamento e reduzindo a sobrepassagem. O resultado é mais precisão e aumento da produtividade.
As soluções da Hexagon Agriculture, sediada em Florianópolis, têm a chancela da empresa sueca Hexagon, fundada em 1992 e atualmente com 19 mil funcionários em 50 países.