Home Sem categoria Relação de troca desfavorável pode continuar pressionando uso de fertilizantes nos canaviais
Sem categoria

Relação de troca desfavorável pode continuar pressionando uso de fertilizantes nos canaviais

Compartilhar

Ao longo dos últimos meses, as relações de preço entre o açúcar VHP FOB Santos e os principais fertilizantes se mostraram mais desfavoráveis aos agricultores, tanto no comparativo anual quanto em relação à média dos últimos 3 anos, aponta INTL FCStone, em relatório. As perspectivas de que esta tendência persista nos próximos meses pode fazer com que a quantidade de adubos adquirida por usinas permaneça menor ante ao ano passado.

“O avanço das cotações dos fertilizantes e a queda dos preços do açúcar levaram a um recuo nos volumes das entregas em 2018. Em São Paulo, principal estado produtor de cana-de-açúcar do Brasil, as entregas de fertilizantes recuaram 12% em setembro e 6% em outubro, refletindo o enfraquecimento das cotações do açúcar no período. No acumulado deste ano, essa retração alcança 4,7%”, afirma a consultoria.

Sob a ótica dos fertilizantes, destaca-se um balanço mundial mais apertado, com baixos estoques e demanda aquecida, que fortaleceu os preços internacionais dos adubos. “Estes insumos já apresentavam tendência de alta ao longo do ano, devido ao encarecimento das matérias-primas utilizadas nos processos industriais de fabricação”, ressalta a analista de mercado da INTL FCStone, Gabriela Fontanari.

O avanço das cotações do gás natural, essencial para a produção de amônia, ureia e do monoamônio fosfato (MAP), para suas máximas desde 2008 em algumas regiões importadoras foi um dos principais fatores altistas para o mercado de fertilizantes. A forte demanda pela commodity energética na Ásia, usada na geração de energética elétrica durante o inverno, e a alta do petróleo sustentaram o avanço anual de 20% do MAP e 14% da ureia granular no Brasil. O avanço de 26% das cotações do Cloreto de Potássio (KCL) decorreu dos cortes de produção e demanda firme.

Este cenário foi reforçado pelas movimentações do açúcar no mercado internacional. “O contrato contínuo do #11 atingiu as mínimas de 10 anos no fim de setembro na ICE/NY, pressionado por fatores técnicos, pelo contexto de forte depreciação do real ante ao dólar e, por fim, pela implementação dos subsídios à exportação do produto pelo governo da Índia. Justamente neste período, a relação de troca entre o VHP FOB Santos e os principais adubos atingiu seu ápice”, aponta o analista de inteligência de mercado da INTL FCStone, Matheus Costa .

Inicialmente, as expectativas quanto aos preços do açúcar são relativamente incertas. “Além de fatores técnicos e macroeconômicos, as cotações da commodity podem ser impactadas pela redução nas perspectivas produtivas de 2018/19 em importantes players globais”, sugere Costa.

Contudo, segundo estimativas da INTL FCStone, o contexto de superávit global pode persistir no recém-iniciado ciclo internacional. “Apesar das incertezas acerca do rumo das cotações do açúcar, é preciso se atentar ao fato de que as perspectivas para os fertilizantes ao longo dos próximos meses são, em grande parte, altistas”, avalia a analista Gabriela.

A demanda por esta classe de insumos tende a continuar elevada, com a perspectiva de safras maiores nos principais países produtores de grãos – a exemplo do possível avanço da área de milho sobre extensões previamente dedicadas à soja nos Estados Unidos.

Espera-se que o mercado de gás natural ainda apresente oferta mais restrita e demanda aquecida, fazendo com que os custos de produção dos adubos nitrogenados e fosfatados mantenham o alto patamar de preços nos próximos meses.

Fonte: INTL FCStone

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...