Home Sem categoria Especialistas defendem maior uso de etanol para reduzir emissões no setor de transportes
Sem categoria

Especialistas defendem maior uso de etanol para reduzir emissões no setor de transportes

Compartilhar

O desenvolvimento e maior uso de energias limpas foi amplamente discutido durante a 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24), em Katowice (Polônia). Na ocasião, entidades do setor de biocombustíveis destacaram que a mistura do etanol à gasolina em 10% (E10) deve ser incentivada para contribuir na redução das emissões de carbono no setor de transportes.

O apelo vai em linha com as informações do Relatório Especial das Nações Unidas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), documento divulgado em novembro de 2018, que destaca a necessidade de triplicar o uso de biocombustíveis no segmento de transportes até 2030, com o objetivo de limitar o aumento da temperatura média do planeta em 1,5ºC . O documento prevê, que os países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), devam tornar compulsória a adição de pelo menos 10% de etanol à gasolina até o final de 2019. Os negociadores em Katowice encontraram evidências de que o setor de transportes está drasticamente atrasado.

“O etanol não trouxe apenas redução de emissões nos transportes no Brasil, quando comparado a outros países, mas também trouxe independência econômica e desenvolvimento rural”, declara Elizabeth Farina, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

O E10 e misturas mais elevadas do biocombustível podem ser lançadas globalmente até 2030 para que os países alcancem suas metas e cheguem mais próximo ao objetivo climático, de aquecimento em até 1,5ºC. Enquanto países mais desenvolvidos discutem de forma desnecessária a indústria do petróleo, estão deixando de produzir bilhões de litros de etanol. Brasil, Europa e Estados Unidos podem fornecer volumes necessários para implementação rápida e completa do E10 nos países da OCDE.

Texto extraído do portal Universoagro

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...