Home Sem categoria Hexagon apresenta a fazenda digital inteligente para o setor sucroenergético
Sem categoria

Hexagon apresenta a fazenda digital inteligente para o setor sucroenergético

Compartilhar

Empresa fará palestra no 14º Congresso GATUA 2018, em Ribeirão Preto

Transformar o campo em fazendas digitais inteligentes é a missão da Hexagon Agriculture, divisão de agronegócio da sueca Hexagon, referência mundial em soluções digitais. No próximo dia 21 de setembro, a empresa fará palestra no 14º Congresso GATUA 2018, em Ribeirão Preto, para mostrar aos especialistas em TI do setor sucroenergético como suas soluções estão transformando os resultados das fazendas corporativas. O evento ocorre no JP Hotel e é organizado pelo Grupo de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia.

“Nossas soluções integram todas as etapas da agricultura canavieira, do plantio à colheita e logística de transporte para as usinas. Usamos o que há de mais avançado em tecnologia, como inteligência artificial, internet das coisas, data mining com o objetivo de garantir maior produtividade, rentabilidade e lucratividade ”, afirma Bernardo de Castro, presidente da Hexagon Agriculture. A empresa tem sede em Florianópolis, onde também fica a fábrica, e escritórios em Ribeirão Preto (SP) e em Madri, na Espanha. 

Os participantes do GATUA terão a oportunidade de conhecer os computadores de bordo da Hexagon. São equipamentos que combinam funções como Controle de Fertilização, Controle de Pulverização e Monitoramento. Na prática, promovem a  automatização e a gestão à distância da área plantada, tornando-se importantes agentes de inteligência artificial no campo. Por meio de sensores, medem variáveis, transmitem para servidores na nuvem e analisam os dados com técnicas de machine learning. 

A Hexagon também levará para demonstração no evento a solução HxGN AgrOn Sala de Controle, um sistema que recebe dados dos locais de produção em tempo real. O objetivo é monitorar todas as operações para assegurar que o planejamento seja cumprido e, assim, evitar perdas de produtividade. O sistema fornece relatórios e mapas continuamente. Caso alguma falha ocorra com qualquer equipamento ou máquina monitorada, é enviado um alerta para que o operador possa tomar uma decisão em tempo real.

“As grandes operações agrícolas enfrentam muitos desafios, mas nenhum deles é tão significativo quanto a gestão de recursos. Em operações cada vez maiores e mais complexas, como é o caso da produção de cana-de-açúcar, as oportunidades de ganhos por meio da digitalização, automação e otimização de processos são enormes”, afirma Bernardo de Castro. As soluções da Hexagon Agriculture tem a chancela da Hexagon, empresa sueca fundada em 1992 que conta atualmente 19 mil funcionários em 50 países.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...