O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu parecer favorável à venda da Usina Giasa pela Biosev (controlada da Louis Dreyfus Company) à M&N Participações (companhia do Grupo Olho D’Água). A Giasa está localizada no município de Pedras de Fogo, na Paraíba.
O Grupo Olho D’Água já atua no segmento de açúcar e etanol em Pernambuco e no Piauí. A Biosev concentra suas atividades na produção e comercialização de açúcar, etanol e energia, bem como atividades de logística e operação portuária.
A superintendência-geral do órgão antitruste analisou o caso em âmbito nacional e regional. Verificou que as atividades da Giasa envolvem “sobreposição horizontal nos mercados de plantação de cana-de-açúcar, de produção de etanol, e de geração e comercialização de energia elétrica”. Quanto à atividade de produção de etanol, a Giasa atua na Paraíba, enquanto o Grupo Olho D’Água está em Pernambuco e no Piauí, ressaltou o órgão do Cade. A participação das empresas nos mesmo mercado foi apontada pela superintendência como inferior a 10% na economia. “Conclui-se que a presente operação não acarreta prejuízos ao ambiente concorrencial”, informou o procurador Alexandre Cordeiro Macedo.
A transação foi acertada por R$ 70 milhões em 9 de novembro e foi a segunda venda de usina realizada pela Biosev em cerca de dois meses. Em setembro, a Biosev vendeu a Usina Estiva, em Arez (RN), por R$ 203,6 milhões.
Fonte: Valor Econômico