Home Sem categoria Moagem de cana segue em MG, mas setor precisa de ações urgentes, afirmam autoridades
Sem categoria

Moagem de cana segue em MG, mas setor precisa de ações urgentes, afirmam autoridades

Compartilhar

As medidas e protocolos de higienização contra o contágio do coronavírus tomadas pelas usinas e produtores de cana tem levado a uma boa condição de plantio, colheita e moagem da cana em Minas Gerais, segundo informaram os presidentes da SIAMIG e CanaCampo, Mário Campos e Daine Frangiosi, respectivamente, e o coordenador da CanaCampo, Rodrigo Piau.

Os produtores aguardam, porém, as medidas tributárias e financiamento para estocagem do etanol, já que a pandemia e o choque do petróleo pegaram o setor em plena safra e provocaram uma drástica redução no consumo do biocombustível. Eles participaram de uma live, ontem, promovida pela Agência Solis, de Uberaba.

Daine Frangiosi ressaltou que a CanaCampo realizou uma ação com as usinas e foram emitidos vários protocolos de higienização, disponibilizados o álcool 70 para as frentes de plantio, colheita, e indústria, com disponibilização de uma quantidade maior de ônibus para transporte dos trabalhadores, rodízio nos refeitórios, distanciamento e uso de máscaras.

“Esperávamos uma safra muito rentável, com busca de maior produtividade, a qual apesar das dificuldades atuais, continuamos perseguindo”, afirmou. Ele disse que está iniciando um trabalho de pesquisa na CanaCampo com mais de 100 variedades, a fim de melhorar a produtividade da cana e levar uma informação de qualidade ao produtor.

Mário Campos ressaltou que, até o Carnaval deste ano, a perspectiva era de colher a maior safra de cana de Minas Gerais, com preço remunerador para todos os produtos, um canavial mais jovem e maiores produtividades.

No caso do açúcar, havia uma recuperação nos preços, já o etanol tinha perspectivas de aumentos ainda maiores no consumo. Além da energia elétrica que iria gerar bons negócios. O setor no estado comemorava, também, a entrada em operação de duas grandes unidades, a CRV- Minas, em Capinópolis, e a Canápolis, do grupo CMAA.

“Tivemos um choque de demanda em toda economia com a pandemia, mas nosso setor está sofrendo mais ainda com a queda do preço do petróleo e a redução do consumo de etanol em plena safra”, afirmou Campos.

Neste sentido, o trabalho das associações representativas do segmento tem sido a solicitação ao governo federal de medidas tributárias,.com redução do PIS/COFINS, aumento da CIDE na gasolina e financiamento para estoque de 6 bilhões de litros de etanol.

Segundo ele, o objetivo das medidas é manter a competitividade do biocombustível, que emprega 750 mil colaboradores diretos no país,.fora os milhares de trabalhadores em toda cadeia produtiva.

Apesar das dificuldades, o coordenador agrícola da CanaCampo, Rodrigo Piau, ressalta que permanece a data de realização do MegaCana Tech Show,.maior evento do setor sucroenergético de Minas Gerais, nos dias 5 e 6 de agosto, em Campo Florido.

Ele disse que o evento será uma oportunidade de discutir os rumos do setor, diante das dificuldades enfrentadas no consumo de etanol,.e o cenário do açúcar, pois a usinas que puderem ser mais açucareiras passarão melhor por este momento.

Já o representante da Acadian Seaplants, empresa canadense de fertilizantes, Samir Geraigire, que também participou da live,.destacou que o aumento do dólar tem um impacto direto nos insumos, e estão sendo estudados alguns mecanismos para diluir o preço para o produtor.

Ele acredita que o dólar vai ficar alto este ano e a empresa está traçando estratégia de como lidar com esse cenário. “Grande parte dos fertilizantes negociados já foram distribuídos,.e a agora estamos vendo como ser competitivos e absorver uma parte do dólar nos preços dos produtos”, afirmou.


Mas. Desse modo. Mas. Desse modo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...