Home Sem categoria Etanol pode perder competitividade
Sem categoria

Etanol pode perder competitividade

etanol
Compartilhar

Em Paulínia o preço de hidratado fechou dezembro em R$ 2,10 por litro, uma queda de 1,3% em relação à última semana do mês anterior. Durante o mês, houve negociações pontuais por parte das distribuidoras e as usinas que entraram no mercado acabaram cedendo nos preços.

Segundo análise do Itaú BBA, mesmo com a demanda mais aquecida com o final de ano no varejo, as incertezas da pandemia e medidas restritivas dos governos levaram as distribuidoras a serem mais cautelosas no volume de compra e adotaram estratégias como originação de outros estados e retirada de produtos negociados anteriormente.

“Isso ajuda a explicar essa queda dos preços do biocombustível nas usinas a despeito dos aumentos dos preços etanol na bomba a reboque da elevação da gasolina A puxada, por sua vez, pelas altas das cotações do petróleo no mercado internacional”, explicam os consultores do banco em boletim mensal.

Olhando para frente, a oferta de etanol mais restrita dado o período de entressafra tende a reduzir a competitividade do biocombustível em relação à gasolina.

Em relação ao consumo, a ANP divulgou os dados de novembro de 2020 com o volume de vendas de etanol hidratado somando 1,7 bilhão de litros, queda de 8,9% sobre outubro.

Essa foi a 1ª redução de demanda em relação ao mês imediatamente anterior desde maio de 2020. O consumo de gasolina C também registrou queda versus o mês de outubro de 2020 em 5,1%.

Em novembro os preços do etanol ficaram em patamares próximos a equivalência do fóssil nas bombas no Estado de São Paulo (70-71% de paridade), o maior polo de consumo de biocombustíveis do país.

“Pontos de atenção em relação ao mercado de etanol são as medidas restritivas em alguns estados brasileiros que podem reduzir a demanda de combustível, além das preocupações de lockdown em outros países, que podem afetar negativamente os preços do petróleo no mercado internacional”, afirma, os especialistas do Itaú BBA.

Compartilhar
Artigo Relacionado
MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...

Etanol
Sem categoria

MME cria comitê para monitorar o suprimento de combustíveis e biocombustíveis

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (10/03), a...