Home Destaque Bonsucro lança plano estratégico para acelerar produção e uso coletivo da cana-de-açúcar
Destaque

Bonsucro lança plano estratégico para acelerar produção e uso coletivo da cana-de-açúcar

Compartilhar
Unidade Produtora de Jataí

A Bonsucro anunciou seu novo plano estratégico de cinco anos, que estabelece ambições ousadas para acelerar coletivamente a produção e o uso sustentável da cana-de-açúcar. O lançamento desta estratégia é oportuno, seguindo o compromisso histórico do G7 da semana passada de colocar o clima, a biodiversidade e o meio ambiente no centro dos esforços de recuperação da Covid em todo o mundo.

A Bonsucro estabelece três novos objetivos estratégicos para:

  • Melhorar o impacto ambiental da cana-de-açúcar.
  • Fortalecer os direitos humanos e o trabalho decente na lavoura e moagem da cana-de-açúcar.
  • Criar valor em toda a cadeia de abastecimento da cana-de-açúcar.

Os destaques incluem o direcionamento da ação climática no setor canavieiro para metas baseadas na ciência, proteção da biodiversidade e da saúde do solo, enfrentamento da crise de água, recrutamento seguro para trabalhadores migrantes, tolerância zero para trabalho forçado e infantil, promoção de salários mais justos; e aumentar a aceitação do mercado de açúcar, etanol e melaço certificados pela Bonsucro para incentivar uma produção mais sustentável.

A CEO da Bonsucro, Danielle Morley, diz: “Cadeias de suprimentos sustentáveis ​​são cada vez mais reconhecidas como críticas para os negócios devido ao surgimento de novos requisitos legais, financeiros e regulatórios – apoiados por uma onda crescente de consumidores conscientes. Nosso novo plano estratégico reflete nossa confiança no futuro da cana de açúcar sustentável e na contribuição que a Bonsucro fará para as metas globais da ONU e ações climáticas. Nós conquistamos muito na última década e estou entusiasmada para causar um impacto ainda maior ao tornar essas metas ambiciosas uma realidade. ”

Rafael Bordonal Kalaki, Superintendente da Socicana, associação de produtores de cana e membro da Bonsuro, disse: “Ter uma visão de futuro e de longo prazo é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Ao longo de sua história, a Bonsucro criou um padrão de produção sustentável robusto e ganhou credibilidade. Agora, os desafios são aumentar a credibilidade, dar continuidade à missão de promover a sustentabilidade da cana de açúcar e, principalmente, criar valor para seus integrantes em toda a cadeia. O novo plano estratégico busca exatamente isso e consolida ainda mais a Bonsucro como a principal organização global para a sustentabilidade da cana-de-açúcar.”

A Bonsucro combinará os pontos fortes de seus padrões de sustentabilidade mundialmente reconhecidos e a força de seus 266 membros em 50 países, a fim de reunir o setor da cana-de-açúcar para criar uma força poderosa para a mudança, abordando algumas das questões mais críticas que a sociedade enfrenta.

Melhorar o impacto ambiental da cana-de-açúcar

As emissões de gases de efeito estufa (GEE) continuam sendo o principal contribuinte para as mudanças climáticas, com a agricultura sendo responsável por cerca de 14% das emissões totais. Enquanto os produtores de cana-de-açúcar certificados pela Bonsucro continuarão melhorando seu desempenho ambiental ano a ano, nos próximos cinco anos a Bonsucro irá:

  • Liderar o setor no desenvolvimento de metas e caminhos de redução de GEE com base científica, em linha com o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas.
  • Endereçar a crise hídrica, trabalhando de forma colaborativa para gerenciar a água de forma responsável e equitativa.
  • Proteger a biodiversidade, a saúde do solo e promover a agricultura regenerativa.

Fortalecer os direitos humanos e o trabalho decente na lavoura e moagem da cana-de-açúcar

Grande parte da cana de açúcar mundial é cultivada em países onde as condições de trabalho são precárias. A Bonsucro irá:

  • Promover e apoiar o Trabalho Decente para os pequenos agricultores, trabalhadores agrícolas e industriais, com tolerância zero para o trabalho forçado e trabalho infantil.
  • Garantir o recrutamento seguro de trabalhadores migrantes e reduzir a discriminação em todas as suas formas.
  • Apoiar e promover a igualdade de gênero.
  • Promover salários justos para pessoas vulneráveis, trabalhando com parceiros para desenvolver e testar salários dignos em origens específicas.

Criar valor em toda a cadeia de abastecimento

A certificação dos Padrões Bonsucro reduz os riscos comerciais, jurídicos e de reputação e permite que os membros atendam às crescentes demandas por sustentabilidade. A Bonsucro irá:

  • Estimular a demanda do mercado para aumentar a aceitação de produtos certificados de cana de açúcar.
  • Investir em projetos de impacto em apoio aos pequenos agricultores.
  • Aumentar as vendas da plataforma de negociação de crédito Bonsucro.

Sustentando os objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos serão entregues por meio de seis atividades principais:

  • Certificação e asseguração: aprimorar as normas e o sistema de asseguração e colaborar com outros esquemas de sustentabilidade para maximizar a eficiência.
  • Projetos de impacto: aumentar o financiamento e o conhecimento disponíveis para apoiar os agricultores e a inovação.
  • Desenvolvimento de membros: focar no recrutamento e retenção de membros e agregar mais valor a eles.
  • Desenvolvimento de mercado: estimular a demanda por produtos certificados Bonsucro.
  • Digitalização e dados: publicar evidências mais fortes de resultados e impacto, fornecer novas análises para membros e fornecer métricas ESG para instituições financeiras.
  • Comunicação e influência: criar mais conteúdo gerado localmente, trabalhar com parceiros para fornecer evidências dos benefícios da sustentabilidade na produção e comercialização da cana de açúcar e ajudar os membros a comunicar suas credenciais de sustentabilidade aos seus stakeholders.

Alex Bjork, Diretor Sênior de Envolvimento do Setor Privado do WWF EUA, disse: “O WWF está satisfeito em ver a estratégia da Bonsucro evoluir com foco na criação de valor nas cadeias de suprimentos, monitorando o impacto e fortalecendo os direitos humanos. Como plataforma global líder para a cana de açúcar sustentável, a Bonsucro e seus membros estão bem-posicionados para continuar a impulsionar mudanças positivas em todo o setor”.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Safra segue desafiadora em Goiás, com recuperação condicionada ao clima, diz Sifaeg

Presidente da entidade avalia que ciclo 2026/27 ainda carrega impactos da seca,...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...