Home Destaque Usina COAF aposta na qualificação da colheita de cana dos cooperados para garantir maior produtividade
Destaque

Usina COAF aposta na qualificação da colheita de cana dos cooperados para garantir maior produtividade

Compartilhar

Nesta semana, com o objetivo de evitar perdas na qualidade da cana e déficit na produtividade da safra que começa já na próxima terça-feira (30), a usina Coaf, em Timbaúba-PE, iniciou um trabalho de qualificação dos trabalhadores líderes de campo em centenas de canaviais dos fornecedores cooperativados na Zona da Mata Norte do Estado.

A iniciativa, que está sendo conduzida pelo engenheiro Agrônomo da Coaf, Geraldo Barros, visa melhorar todo o processo no campo que envolve a moagem do primeiro dia até o último. Com isso, objetiva-se evitar perdas dos investimentos dos produtores já realizados nos canaviais para se ganhar produtividade desde o plantio até os tratos culturais.

O trabalho consiste essencialmente em reduzir ao máximo a quantidade de impurezas vegetais e minerais juntas com a cana colhida. Quanto mais existe esse tipo de sujeira, menor é o ATR e o preço final pago pela cana fornecida à usina.

“Com 6% de impurezas, o que ainda é aceitável, a perda do valor chega a 17,6%. Infelizmente, observamos que tem ficado um percentual maior nos últimos anos, e precisamos mudar esta realidade”, pontua Alexandre Andrade Lima, presidente da Coaf e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).

Os números dos cooperados podem melhorar de acordo com o trabalho realizado no campo, no momento do corte da cana, do carrego e do seu transporte à usina.

“Por isso, estamos qualificando os líderes do campo e vamos monitorar de perto para que isso venha a acontecer. Não dá mais para deixarmos os resultados irem embora na moagem depois de fazemos de tudo para ganhar produtividade do plantio aos tratos culturais”, destaca Barros.

Essas impurezas prejudicam tanto a remuneração do agricultor quanto os resultados da usina. Portanto, são nocivas do campo à indústria sucroenergética.

“Por esta razão, este trabalho focado na qualificação dos trabalhadores e no monitoramento deverá ser priorizado não somente no começo da moagem, mas durante e até o último dia da safra”, diz Lima.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Jalles
Últimas NotíciasDestaque

Após moagem recorde, Jalles projeta ligeira alta e mais açúcar para 2025/26

Após moagem recorde e prejuízo na safra 2024/25, Jalles projeta aumento na...

Últimas NotíciasDestaque

Moagem de cana no Centro-Sul recua 11,85% no início da safra 2025/2026

A moagem de cana-de-açúcar da safra 2025/26 na região Centro-Sul do Brasil...

PopularAgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Sphenophorus: a praga silenciosa que ameaça produtividade, qualidade e longevidade dos canaviais

A praga exige um manejo altamente estratégico, combinando muito bem ações físicas,...