Conecte-se conosco
 

Mercado

Açúcar: México pode contribuir para superávit ainda maior

Publicado

em

Já existe um grande superávit global de açúcar. Agora, graças ao novo acordo de comércio firmado entre Estados Unidos e México, o país latino-americano provavelmente aumentará ainda mais a oferta do adoçante no mercado.

Sob o novo acordo, a quantidade de açúcar que o México pode enviar para os EUA foi reduzida. Além disso, o México atualmente possui grandes estoques, e os “armazéns estão cheios”, disse Pablo Sherwell, chefe de pesquisa de alimentos e agronegócios do Rabobank International. Como resultado, o México deve tentar exportar até 500 mil toneladas de açúcar para o mercado global para liberar algum espaço de armazenamento antes do início da próxima temporada, em 1º de outubro, acrescentou.

Acordo firmado entre Estados Unidos e México, o país latino-americano provavelmente aumentará ainda mais a oferta do adoçante no mercado.

Acordo firmado entre Estados Unidos e México, o país latino-americano provavelmente aumentará ainda mais a oferta do adoçante no mercado.

É uma mudança na dinâmica do mercado, porque há anos o México tem contado com os EUA para comprar seu excedente de açúcar. Com o país latino-americano agora mais voltado a outros mercados, a mudança provavelmente pressionará ainda mais os preços globais, disse Sherwell. Os contratos futuros do açúcar bruto negociados em Nova York acumulam queda de 19% nos últimos dois anos devido aos amplos estoques.

Nesta temporada, o México exportou 2,1 milhões de toneladas desde outubro de 2018, segundo dados de 18 de agosto da associação Conadesuca. É o maior volume em cinco anos e inclui carregamentos para os EUA.

O Departamento de Agricultura dos EUA projeta que a produção mexicana de açúcar aumentará 7,2% nesta temporada em relação ao ano anterior, enquanto os estoques iniciais subiriam para o nível mais alto desde 2013.

Embora exista a preocupação de que o clima seco em algumas regiões mexicanas possa reduzir a produção do país no próximo ano, os preços relativamente mais baratos do milho também tornam o xarope de milho, rico em frutose, atraente para engarrafadoras de refrigerantes e de outras bebidas. Se o panorama continuar, o consumo doméstico de açúcar pode diminuir, potencialmente aumentando ainda mais os estoques no ano que vem, disse Sherwell.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading