Home Últimas Notícias Açúcar: preços continuam em alta devido a preocupações com a produção brasileira e indiana
Últimas Notícias

Açúcar: preços continuam em alta devido a preocupações com a produção brasileira e indiana

Compartilhar

Os preços do açúcar na terça-feira ampliaram os ganhos de segunda-feira, com o açúcar de NY registrando uma alta de 2 semanas e o açúcar de Londres registrando uma alta de 1 semana. Os contratos futuros de açúcar bruto negociados na ICE subiram 3%.

O contrato do açúcar bruto com vencimento em março fechou em alta de 0,69 centavo de dólar, ou 3%, para 23,84 centavos de dólar por libra-peso. O contrato do açúcar branco com vencimento em maio subiu 1,2%, para US$ 631,70 por tonelada.

Além da previsão mais pessimista da produção brasileira, por conta da queda nas chuvas, a produção reduzida de açúcar na Índia continua como fator de alta. De acordo com a previsão da trading Sucden, a produção de açúcar da Índia em 2024/25 deverá cair 15,3% para 28 milhões. Informações mais atualizadas da ISMA (Associação Indiana de Usinas de Açúcar), mostram que a produção de açúcar da Índia em 2023/24 caiu 2,5% para 22,4 milhões de t.

Para o ano de comercialização, a ISMA prevê a produção de açúcar da Índia em 2023/24 em 33,05 milhões de t, uma queda de 9,7% em relação aos 36,6 milhões de t em 2022/23. O Departamento de Meteorologia da Índia disse que as chuvas de monções deste ano (junho-setembro) foram 6% abaixo da média, as chuvas de monções mais fracas em 5 anos. Em Outubro, a Índia prolongou as restrições às exportações de açúcar a partir de 31 de Outubro até novo aviso, numa tentativa de manter o abastecimento interno adequado. A Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar durante a temporada 2022/23, até 30 de setembro, depois de permitir que exportassem um recorde de 11,1 milhões de toneladas na temporada anterior. A Índia é o segundo maior produtor de açúcar do mundo.

Além da questão da proibição das exportações por parte da Índia, os preços continuam a receber apoio diante do El Niño, que normalmente traz fortes chuvas para o Brasil e secas para a Índia, impactando negativamente a produção de açúcar. A última vez que o El Nino trouxe seca às culturas de açúcar na Ásia foi em 2015 e 2016, o que fez com que os preços disparassem.

Com informações da Barchart

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...