Home RenovaBio ANP aprova revisão de resolução sobre metas individuais do RenovaBio
RenovaBioÚltimas Notícias

ANP aprova revisão de resolução sobre metas individuais do RenovaBio

Renovabio
Compartilhar

Objetivo foi incluir possibilidade de redução das metas a partir de contratos de longo prazo entre distribuidores de combustíveis e empresas comercializadoras de etanol

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou hoje, 8, a proposta de revisão da Resolução ANP nº 791/2019. O texto trata da individualização das metas compulsórias anuais referentes ao programa RenovaBio.

Segundo a agência, o objetivo da revisão foi incluir a possibilidade de redução das metas individuais das distribuidoras de combustíveis a partir da celebração de contratos de longo prazo entre essas companhias e empresas comercializadoras de etanol (ECEs).

A redução da meta a partir de contratos de longo prazo firmados entre distribuidores e produtores de biocombustíveis está prevista na Resolução ANP nº 921, de abril de 2023, que alterou a Resolução ANP nº 791/2019 para inclusão dessa possibilidade.

No entanto, o texto de 2023 não incluía os contratos firmados entre distribuidoras e ECEs, o que passou a ser permitido com a publicação da Lei 14.592, de 30 de maio de 2023, motivando a revisão. Segundo a lei, as ECEs são pessoas jurídicas controladas diretamente ou indiretamente por dois ou mais produtores ou cooperativas de produtores de etanol e que não contêm, em seu objeto social, a produção ou qualquer outra forma de industrialização de etanol.

Depois de submetida à consulta pública pelo período de 45 dias, e à audiência pública, a área técnica da ANP consolidou o texto da minuta, considerando, quando cabíveis, contribuições recebidas durante a fase de participação social. Em seguida, a minuta passou por análise jurídica da Procuradoria Federal junto à ANP para, então, ser encaminhada à diretoria.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...