Estado de SP quer capacitar 120 técnicos para analisar Cadastro Ambiental Rural

Secretaria de Agricultura e Abastecimento quer capacitar até o final do ano 120 técnicos para analisar Cadastro Ambiental Rural

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo capacitou 35 dos 120 servidores estaduais que serão responsáveis pela análise ou aprovação de Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e de projetos de adequação ambiental de imóveis rurais, no âmbito do Programa de Regularização Ambiental (PRA). Até o final do ano, a meta é realizar mais quatro treinamentos para habilitar os demais servidores em todo o Estado.

De acordo com a resolução SAA nº 38, publicada no Diário Oficial, os servidores serão habilitados com os perfis “CAR Gestor”, podendo analisar ou aprovar os cadastros projetos de adequação ambiental e “CAR Técnico”, que estrão habilitados a analisar os cadastros e projetos.

A atribuição dos servidores atende à Resolução Conjunta SAA/SIMA 01, de 12/3/2019. A resolução transferiu à Secretaria a competência para regulamentar, planejar, implementar, coordenar e monitorar toda a atividade de desenvolvimento rural sustentável em propriedades rurais privadas. Com o objetivo de implementar o Novo Código Florestal (Lei federal 12.651/12). E ainda viabilizar programas de regularização e adequação ambiental nas propriedades rurais privadas, bem como para analisar e homologar os CARs de tais imóveis.

Leia também: conectividade no campo gera qualificação setorial e demanda por novos serviços