Home Destaque Safra 2021/22: Canaplan projeta moagem entre 540 a 553 milhões de t
Destaque

Safra 2021/22: Canaplan projeta moagem entre 540 a 553 milhões de t

Foto/Ilustração
Compartilhar

A Canaplan apresentou ontem,26, durante evento de abertura de safra, a sua primeira previsão de moagem de cana para a temporada 2021/22 da região Centro-Sul. Contrariando algumas estimativas já feitas pelo mercado, de acordo com Luiz Carlos Carvalho, diretor da Canaplan, a quebra de safra será “sem precedentes”.

A queda estimada pela consultoria é de 60 milhões de t ante a safra anterior. A produção de cana poderá ficar entre 540 e 553 milhões de toneladas, volume de 11,7% a 13,1% menor do que o visto na safra 2020/21.

Segundo o consultor Nilceu Cardoso, a cana não cresceu e os colmos estão mais finos. A principal causa da quebra é a seca prolongada ocorrida no ano passado. Algumas regiões ficaram cerca de 230 dias sem chuva, situação que nos últimos dois meses, quando a maioria das regiões teve precipitações abaixo das medias históricas.

ATR e TCH

As estimativas apontam que a produtividade média no Centro-Sul não passará de 71,6 toneladas por hectare e que a concentração média de açúcar total recuperável (ATR) será de 139 kg por tonelada de cana.

Para a consultoria o valor da ATR foi considerado muito bom, mesmo sendo um pouco inferior a safra passada.

Etanol e Açúcar

Ainda de acordo com estimava da Canaplan, a produção de açúcar deve recuar para um montante entre 33,1 e 33,8 milhões de toneladas, quase 4 milhões de toneladas menor do que o registrado em 2020/21.

A produção de etanol deve se estabelecer em 24 bilhões de litros, cerca de 3 bilhões de litros menor em relação a 2020/21, no entanto, suficiente para o suprimento da frota de veículos do país.

Compartilhar

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Usina Batatais registra prejuízo de R$ 142 milhões na safra 2025/26

Batatais reduz a moagem de cana, vê receita e EBITDA recuarem, amplia...

Jalles
Últimas NotíciasDestaque

Jalles aposta em etanol de milho, biometano e motores a etanol para ampliar eficiência e diversificar receitas

Projetos apresentados durante o Jalles Day mostram estratégia para integrar cana, milho...

DestaqueÚltimas Notícias

Área de cana no Centro-Sul cresce 3,1% e Mato Grosso do Sul amplia liderança entre municípios

Levantamento da Serasa Experian aponta 9,17 milhões de hectares disponíveis para colheita...