Home Últimas Notícias CEO da bp bioenergy avalia impacto do Renovabio para a bioenergia brasileira
Últimas Notícias

CEO da bp bioenergy avalia impacto do Renovabio para a bioenergia brasileira

Para o executivo, o RenovaBio é um importante pilar de descarbonização da matriz de combustíveis brasileira e posiciona o país como líder na transição energética, ao criar um mercado de carbono inovador focado em biocombustíveis.
Compartilhar

Andres Guevara de la Vega participou nesta segunda-feira (20) da 25ª Conferência Internacional DATAGRO, que debateu uma das principais políticas públicas do país voltadas à descarbonização

A bp bioenergy, uma das líderes brasileiras em açúcar, etanol e bioeletricidade, marcou presença na programação do primeiro dia da 25ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol. A edição deste ano, que acontece em São Paulo nos dias 20 e 21 de outubro, celebra os 25 anos do evento e os 50 anos do ProÁlcool, programa brasileiro criado em 1975 para estimular a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar no país, que hoje é o segundo maior produtor mundial deste biocombustível.

O CEO da companhia e presidente da bp no Brasil, Andres Guevara de la Vega, compôs o grupo de palestrantes do painel que tratou sobre o “RenovaBio como instrumento de planejamento de longo prazo e precificação de carbono em mercado”, compartilhando sua visão sobre a evolução do programa e seu papel na competitividade do setor de bioenergia.

Para o executivo, o RenovaBio é um importante pilar de descarbonização da matriz de combustíveis brasileira e posiciona o país como líder na transição energética, ao criar um mercado de carbono inovador focado em biocombustíveis. “O RenovaBio é uma política pública essencial para a transição energética, pois transforma eficiência medida por intensidade de carbono em um sinal econômico mensurável, capaz de ancorar decisões e incentivar inovação e melhoria contínua na cadeia de bioenergia”, comentou.

Em tom propositivo, o executivo também apontou o papel do programa para o mercado. “O RenovaBio é um instrumento fundamental para consolidar o papel do Brasil como protagonista na transição energética. Para o setor produtor, ele representa previsibilidade, reconhecimento ambiental e um sinal econômico essencial para investimentos sustentáveis de longo prazo. Sendo que a previsibilidade do RenovaBio é o que dá confiança a quem investe e segurança ao mercado”, destacou de la Vega.

Desde o início do RenovaBio, em 2019, as 11 unidades da bp bioenergy foram certificadas e a companhia figura entre as 10 melhores usinas de etanol 1G do Brasil, com uma média de intensidade de carbono (IC) 21% inferior à média nacional. “Esse resultado é reflexo de diferentes iniciativas que adotamos visando uma eficiência cada vez maior na redução de emissões, como boas práticas em agricultura regenerativa e investimentos em tecnologia e eficiência de processos”, explicou.

A Conferência DATAGRO reúne anualmente líderes empresariais, formuladores de políticas e especialistas para discutir os temas mais importantes para o setor, incluindo questões que envolvem o desempenho de safra, transição energética, políticas públicas (incluindo RenovaBio), rotas tecnológicas (bioeletricidade, biogás, etanol 2G, integração cana–milho, captura de carbono, SAF) e novas soluções de financiamento, consolidando-se como um dos principais fóruns de estratégia e inovação do setor sucroenergético.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal recuam no mercado spot de São Paulo

Levantamento do Cepea mostra que os preços médios do açúcar cristal branco...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado volta a subir em São Paulo após seis semanas de queda

O preço do etanol hidratado voltou a subir no estado de São...

Últimas Notícias

Entidade adia certificação e frustra planos para uso do etanol em navios

Organização Marítima Internacional deixou para 2026 a mudança de status do biocombustível...

Últimas Notícias

Mercado vê ajuste da gasolina pela Petrobras como “conservador”

A Petrobras anunciou que reduzirá em 4,9% o preço médio da gasolina vendida a...