Home Destaque CMAA projeta moer 9 milhões de t na safra 2021/22
DestaqueUsinas

CMAA projeta moer 9 milhões de t na safra 2021/22

CMAA
. O investimento estimado é de R$ 200 milhões, e a unidade será instalada anexa à usina Vale do Tijuco, da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA).
Compartilhar
Por Natália Cherubin

A CMAA — Companhia Mineira de Açúcar e Álcool, grupo sucroenergético com três unidades instaladas no triângulo mineiro, começa a safra 2021/22 com expectativa de moer 9 milhões de t, um crescimento de 16%, se comparado a safra anterior, quando moeu 7,7 milhões de t.

De acordo com Carlos Eduardo Turchetto Santos, CEO da CMAA, desde a primeira safra, em 2010, a companhia vem crescendo 20% ao ano. “Com certeza é a maior média de crescimento do setor em dez anos.”

A expectativa é que em 2022 a companhia atinja sua capacidade de moagem, de 10 milhões de t. (Foto/Divulgação: Unidade Vale do Pontal da CMAA).

Esse crescimento, de acordo com o CEO da CMAA, se dá por aumento da capacidade de moagem e expansão de canaviais. “Fizemos duas aquisições nesse período, a usina Canápolis e a usina Vale do Pontal. Além das nossas duas aquisições temos a unidade Vale do Tijuco que foi nosso greenfield”, adiciona.

Leia também: Raízen pode realizar um dos maiores IPOs da Bolsa brasileira  

A CMAA tem hoje, em suas três unidades, uma capacidade instalada para moer 10 milhões de t, produzir 2.700 m3/dia de etanol e 4 mil t/dia de açúcar, com 125 MW de cogeração.

Segundo Santos, a unidade Vale do Tijuco, localizada próxima Uberlândia, MG, cresceu de 1 milhão de toneladas em 2010 para 5 milhões de toneladas em 2020.

Canaviais e expansão

O clima mais seco afetou muito a região Sudeste em 2020, o que deverá causar impactos na produtividade dos canaviais de grande parte de usinas e produtores de cana. No entanto, especificamente no triângulo mineiro, a seca foi menos severa e, segundo o CEO da CMAA, seus canaviais estão apresentando um ótimo visual.

“Acreditamos que vamos ter uma boa safra”, disse Santos sem revelar a expectativa para a média de TCH e ATR das unidades do grupo.

O ritmo de crescimento da moagem do grupo se dá pelos investimentos pesados em expansão dos canaviais ao longo dos anos. Hoje, segundo o CEO, a companhia tem aproximadamente 130 mil hectares de cana nas três unidades.

A CMAA tem aproximadamente 130 mil hectares de cana nas três unidades.

“Nossa expectativa é de moer 10 milhões de toneladas na próxima safra 2022. E nosso foco é 100% na agrícola. Colocamos muita energia para ter um canavial produtivo”, afirma Santos.

Ele revela que a empresa faz “o arroz com feijão” bem feito, ou seja, usam todas as tecnologias disponíveis. “No campo devemos fazer a coisa certa na hora certa.”

Max sugar

A companhia, desde a safra passada, vem optando por um mix com mais açúcareiro. Aproximadamente 60% da cana-de-açúcar é direcionada para a produção de açúcar.

Apesar do mix mais forte para o adoçante, o CEO da CMAA não revelou quanto do açúcar já foi fixado no mercado para este ano.

Canápolis

Em meio a pandemia, a CMAA, empresa de capital aberto (Categoria B), abriu as portas da Unidade Canápolis, antiga Triálcool, e incrementou sua capacidade de moagem. Na unidade é possível hoje moer 2 milhões de toneladas de cana.

Com a abertura da usina, a companhia gerou 1.000 empregos diretos e 4.000 indiretos na região da cidade de Canápolis, MG.

A unidade havia sido comprada em 2017 pelos sócios da CMAA, representados pelos grupos JF Citrus e IndoAgri.

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Produtor do Paquistão transforma canavial com ajuda da RPA Consultoria

Os canaviais de Ahmad Mujtaba Khan, produtor de cana no Paquistão, estão...

IndústriaDestaquePopular

Bagaço de cana: de subproduto a coproduto estratégico

De resíduo a fonte estratégica de energia renovável, o bagaço pode elevar...