Compartilhar

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou, entre os dias 25 e 27 de novembro, do Green Rio, reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes eventos de bioeconomia do Brasil. O evento foi realizado na Marina da Glória, Rio de Janeiro, e teve como objetivo debater a Bioeconomia na América Latina e a Amazônia, com olhar voltado principalmente para as cooperativas da sociobiodiversidade.

Durante o encontro, a Conab lançou o 1° Relatório de Avaliação de Políticas Públicas, que aborda a Teoria da Mudança na Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), com objetivo de preparar o início do processo de avaliação de políticas públicas. O presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, participou da abertura do evento. Ribeiro ressaltou que “é de suma importância o desenvolvimento de projetos como este para que a Conab promova melhorias constantes na execução de suas políticas”.

O superintendente de Estudos Agroalimentares e da Sociobiodiversidade, Marisson Marinho, abordou a importância das políticas públicas executadas pela Conab com viés ambiental, em especial o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a PGPM-Bio. Esses programas contribuem para a consolidação de uma política ambiental sustentável, com geração de renda no país. No caso do PAA, por meio da compra pública de qualquer alimento da sociobiodiversidade, e no caso da PGPM-Bio por meio da subvenção a 17 produtos da sociobiodiversidade.

Por sua vez, o gerente de Estudos da Agricultura Familiar e da Sociobiodiversidade, Ênio de Souza, discorreu sobre o processo de avaliação de políticas públicas, demonstrando o papel da Conab e dos futuros parceiros institucionais, que agregaram esforços para a avaliação dos instrumentos de intervenção econômica e social.

A Conab também esteve presente no stand do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), debatendo temas relacionados aos levantamentos de safra e aos produtos extrativistas contemplados pela PGPM-Bio. O Green Rio acontece anualmente, no Rio de Janeiro, trazendo debates sobre áreas de bioeconomia e economia verde, com participação de diversos países.

Cadastre-se em nossa newsletter