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Edição 205

Editorial – COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

Publicado

em

Ricardo Pinto

Numa escola, estava acontecendo algo inusitado. Um bando de alunas que usavam batom tiravam seu excesso beijando os espelhos dos banheiros. Todo final de dia o zelador tinha um trabalho enorme para limpar os espelhos dos banheiros. O diretor da escola, que estava muito irritado com a situação, já tinha enviado circulares às alunas pedindo para que parassem com aquela prática, mas, como sempre, na tarde seguinte lá estavam as mesmas marcas de batom.

Certo dia, o diretor juntou todas as alunas e o zelador num dos banheiros e explicou pacientemente que era muito complicado limpar os espelhos com todas aquelas marcas de batom que algumas delas faziam. Depois de uma hora falando, surgiu-lhe a ideia de pedir ao zelador que demonstrasse a dificuldade de se fazer a limpeza dos espelhos. Aproveitando a deixa, o experiente zelador pegou um pano, molhou-o no vaso sanitário e passou-o no espelho.

Nunca mais apareceram marcas de batom nos espelhos daquela escola…

Realmente faz muita diferença quando estamos diante de um profissional que tenha competência para a função que ocupa na empresa. Com poucos segundos, o zelador da escola acima conseguiu o que o diretor não iria resolver nem com muitas horas de discurso e muitas circulares e ameaças. Nas empresas, somos normalmente questionados sobre o que realmente é um profissional competente. Será que é aquele que fala bem em público, bom negociador, que escreve bem, é empreendedor e criativo? Não, este é um profissional com muitas habilidades.

Ou será aquele que fez MBA, fala várias línguas, tem experiência, é bom de informática e sabe muito sobre alguns assuntos? Não, este também não é. Ele tem, sim, muitos conhecimentos.

É aquele que tem um perfil empreendedor, ousado, confiante, comprometido e auto-motivado? Não, ainda não. Este, sem dúvida, deve ter muita atitude.

Oras, como é então o tal do profissional competente? Ele é exatamente a junção das três características elencadas acima, obviamente focadas nas funções que desempenha ou desempenhará na empresa. Assim, a competência é igual à soma das habilidades necessárias à função com os conhecimentos exigidos e com a atitude, afinal sem ter esta última é impossível sair do campo das ideias e torná-las ações. E são as ações em busca de resultados que, em suma, as empresas esperam e desejam em seus profissionais, não são? Pronto, agora você conhece a fórmula: Competência = habilidade + conhecimento + atitude. Faça uma autocrítica sincera sobre você mesmo e sua carreira. Avalie qual dos três itens que merece mais a sua atenção. Após identificá-lo, invista nele. E tenha uma carreira de muito sucesso. Você certamente se tomará um profissional insubstituível na sua empresa. Ou quase…

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