Conecte-se conosco
 

Edição 205

Dicas e Novidades

Publicado

em

+CANA 4.0: PROJETO BUSCA DO AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Foi realizada no último dia 31 de janeiro o lançamento de mais uma fase do programa +Cana, a versão 4.0, uma parceria entre Coplana (Cooperativa Agroindustrial), Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) e IAC (Instituto Agronômico), que tem buscado uma mudança de paradigma no plantio. A iniciativa leva a tecnologia desenvolvida nos centros de pesquisa para a ponta da cadeia produtiva. Com o uso de MPB (Muda Pré-Brotada), independentemente do tamanho da propriedade, o agricultor pode produzir sua própria muda, utilizar variedades novas, mais produtivas e adaptadas ao seu ambiente de produção.

Os Produtores Polos participaram de oficinas e foram acompanhados por pesquisadores do IAC e do Centro de Cana de Ribeirão Preto. O diretor do Centro de Cana, Marcos Landell, lembra que o +Cana tem sido uma importante ferramenta para a adoção de novos conceitos de produção. “Entre eles, a inclusão de novas variedades com maior potencial; canas com maior população de colmos, que conseguem perfilhar mais e, com isto, gerar uma expectativa de maior longevidade dos canaviais. Estas variedades são também mais adaptadas ao plantio e à colheita mecânica”, explicou.

O pesquisador completa que o programa está sendo aplicado com grande sucesso em várias regiões do Brasil. “A ideia é que o +Cana 4.0 tenha maior poder de capilaridade no âmbito da Cooperativa e da Associação, possibilitando alcançar maior número de produtores e, assim, promover a verticalização de suas produtividades agrícolas, tornando-os mais sustentáveis.”

VIII ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO DESTINARÁ RENDA AO HOSPITAL DE AMOR E ACESA CAPUAVA

Além da troca de experiências, o evento, que acontece em 21 de março de 2019, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP, destinará o dinheiro arrecadado para o Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) e para a Acesa Capuava, que atende pessoas com autismo.

Os participantes terão acesso aos debates e ao test-drive com máquinas agrícolas. A inscrição, no valor de R$ 50, dá o direito ao café de boas-vindas, brunch, coquetel de confraternização e sacola oficial do evento. Para se inscrever basta enviar um e-mail para luciana@canaonline.com.br e informar nome, empresa, função e fone.

O Encontro Cana Substantivo Feminino foi criado para debater ações que visam o aumento da presença feminina na agroindústria canavieira e também abrir espaço para as mulheres contarem suas experiências e sugerirem soluções para o desenvolvimento sustentável do setor.

COSAN QUER CRIAR ALIPAY DO BRASIL

A Cosan lançou um aplicativo semelhante ao Alipay, utilizado na China, para pagamentos e transferências de dinheiro pelo smartphone. A aposta pode significar uma economia de milhões de reais em tarifas bancárias para as empresas do grupo e, de quebra, colocar a empresa de açúcar e etanol no mercado de fintechs no Brasil. A Cosan, que também atua na distribuição de combustíveis e gás natural, quer convencer pelo menos parte de seus 20 milhões de clientes a encher o tanque ou pagar a conta de gás usando uma carteira digital chamada Payly (de pagamento diário, em inglês).

O objetivo inicial é eliminar a necessidade de cartões de crédito e de maquininhas para cartão em alguns dos 6 mil postos de gasolina que possui em uma sociedade com a Royal Dutch Shell. O Payly já está em operação em cidades como Piracicaba e a própria Cosan tem usado o aplicativo para pagar funcionários, fornecedores e até o transporte de açúcar.

Para convencer negócios a aceitar o novo meio de pagamento, a Payly cobrará dos comerciantes 0,1% por transação, uma fração do que eles pagam às credenciadoras de cartões de crédito, em média, 2,63%, segundo dados do Banco Central relativos a 2017. A Payly ganha dinheiro com o float dos recursos que os clientes deixam no aplicativo, que são aplicados em títulos públicos por exigência regulatória. No futuro, a empresa também pretende lucrar com comissões sobre a prestação de serviços, como recargas de celulares pré-pagos.

VIVO, RAÍZEN E ERICSSON ANUNCIAM STARTUPS SELECIONADAS PARA IMPULSIONAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO  AGRONEGÓCIO

Vivo, Raízen e Ericsson, por meio da Wayra e do Pulse, e em parceria com a EsalqTec, selecionaram as startups que irão participar do Agro IoT Lab 2018 – programa de desenvolvimento de aplicações para o campo com foco em Internet das Coisas (IoT). A iniciativa une empresas e setores fundamentais para acelerar a transformação digital no agronegócio.

Os projetos selecionados têm foco no desenvolvimento de serviços e aplicações em soluções de IoT e M2M para telemetria e gerenciamento remoto; controle de incêndio em autopropelidos; telemetria e mineração de dados de maquinário agrícola; soluções de IoT para o agronegócio; gestão e monitoramento de maquinário agrícola; plataforma inteligente para produtores e frigoríficos.

No programa, a Vivo levará a sua rede móvel 4G para o campo, utilizando a frequência de 450Mhz e a Ericsson, será parceira na instalação dessa rede 4G, além de agilizar a integração das startups à rede através de sua plataforma IoT Accelerator. Já a Raízen, oferecerá expertise, infraestrutura agrícola e o acesso aos canaviais.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading