Home Últimas Notícias Embraer conclui testes de voo com combustível de aviação 100% sustentável nos EUA
Últimas Notícias

Embraer conclui testes de voo com combustível de aviação 100% sustentável nos EUA

Compartilhar

Embraer, fabricante de aeronaves sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, anunciou neste domingo (15) que concluiu os testes de voo com combustível de aviação 100% sustentável.

De acordo com a empresa, os testes foram classificados como ‘um sucesso’ e foram realizados nas instalações da Embraer em Melbourne, nos Estados Unidos, nas aeronaves modelos Phenom 300E e Praetor 600.

Segundo a Embraer, a etapa de testes forneceu informações significativas sobre o desempenho dos sistemas de um motor ao utilizar misturas de até 100% de combustível de aviação sustentável, chamado de ‘SAF’.

A empresa trata a conclusão dos testes como “passo significativo para avançar no objetivo de zerar as emissões líquidas na aviação até 2050 e, na Embraer, até 2040”.

 SAF: essencial para operações neutras em carbono

A Embraer considera o uso do SAF como ‘essencial’ para garantir que as operações da empresa sejam neutras em carbono até 2040 – que é a meta da companhia, 10 anos antes da meta do setor aeroespacial, em 2050.

“Este marco demonstra a determinação da empresa em adaptar seus produtos atuais para serem mais sustentáveis e em promover a adesão dos clientes e da indústria a esse novo padrão”, informou a Embraer.

O SAF é considerado uma fonte de energia renovável que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80% quando comparado ao combustível de aviação tradicional. As misturas foram fornecidas pela World Fuel, empresa americana de energia.

Atualmente, segundo a Embraer, todas as aeronaves da companhia estão aprovadas para utilizar mistura de até 50% de SAF junto ao querosene da aviação, seguindo especificações internacionais.

“Os voos do Phenom 300 e do Praetor 600 em SAF 100% puro são marcos significativos nesses esforços. A Embraer continuará trabalhando em direção a um futuro mais sustentável para a indústria da aviação por meio de esforços adicionais, como a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas de sistemas de propulsão de baixa ou zero emissão, como eletrificação, híbrido-elétrico e hidrogênio”, disse.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para defensivos agrícolas

Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS O Supremo Tribunal Federal...

Últimas Notícias

Carf veta uso de despesas administrativas como crédito tributário pela Raízen

O Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) decidiu impedir que a Raízen,...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem e etanol na safra 2025/26, mas eleva EBITDA ajustado

Até setembro, a Coruripe registrou queda de 27,8% no etanol, mas manteve...

Últimas Notícias

Entregas de fertilizantes crescem 11,7% em julho e acumulam alta de 10,7% em 2025

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,15 milhões de toneladas...