Home Destaque EUA podem elevar importação por causa de problemas da safra 2019/20
Destaque

EUA podem elevar importação por causa de problemas da safra 2019/20

Compartilhar

A ocorrência de neve em acumulados elevados e de forma antecipada nos Estados Unidos na safra 2019/20 deve prejudicar a produção de beterraba norte-americana e elevar a necessidade de importação de açúcar dos Estados Unidos, apontou o analista da INTL FCStone, Matheus Costa, em evento de perspectivas de commodities realizado pela consultoria em São Paulo. Segundo o analista, a relação de estoque-uso nos EUA, atualmente em 10,5%, pode ser reduzida ainda mais no próximo relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). “A gente espera que os EUA ampliem a necessidade de importação de açúcar”, disse Costa.

Leia também: Cachaça: acordo assinado por Governo pode beneficiar produção brasileira

Leia também: Etanol: justiça ordena que ANP libere venda direta aos postos

Segundo ele, provavelmente México e países da América Central.devem suprir a demanda norte-americana, mas esse movimento.pode fazer com que mercados hoje atendidos por eles recorram ao açúcar brasileiro, produzido a partir da cana. O analista citou como exemplos Marrocos, Canadá, Usbequistão, além de países europeus e africanos.

Já na Ásia, a concorrência da Tailândia e da Índia em.relação ao açúcar brasileiro continua forte, apesar de os dois países ainda terem estoques.elevados, o que significa que terão excedentes exportáveis, informou Costa. Ambos os países costumam suprir Oriente Médio e Sudeste Asiático. Com esse cenário, parece “pouco provável” que em 2020 o Brasil ganhe participação nesses mercados mesmo com a perspectiva de queda da colheita na Tailândia e na Índia, concluiu o analista.

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Produtor do Paquistão transforma canavial com ajuda da RPA Consultoria

Os canaviais de Ahmad Mujtaba Khan, produtor de cana no Paquistão, estão...

IndústriaDestaquePopular

Bagaço de cana: de subproduto a coproduto estratégico

De resíduo a fonte estratégica de energia renovável, o bagaço pode elevar...