Home Destaque Fazenda do futuro chega ao grupo São Martinho
DestaqueUsinas

Fazenda do futuro chega ao grupo São Martinho

Carregando a maioria de seu etanol para a estocagem, a São Martinho acredita que a retomada da demanda pelo biocombustível aconteça entre o terceiro e quatro trimestre deste ano, no entanto, diante do cenário atual, decidiu postergar investimentos que estavam planejados.
Compartilhar

Os primeiros testes com tecnologia 5G nas unidades do grupo São Martinho devem acontecer na safra 2021/2022. De acordo com a Hexagon Agriculture, fornecedora de tecnologias, a novidade promete melhorar ainda mais a produtividade e a eficiência da usina.

Hoje, a São Martinho tem capacidade de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e um faturamento de R$ 3,7 bilhões. Para chegar a esse nível, a empresa apostou na transformação digital por meio de parcerias.

Uma das parceiras é a multinacional Hexagon, que ofereceu soluções digitais completas desde o planejamento para o cultivo até a colheita e o transporte de matéria-prima para a empresa.

De acordo com a empresa, a São Martinho adquiriu um conjunto de softwares, sensores e atuadores para monitorar e automatizar suas operações agrícolas, além de 1851 Computadores de Bordo desde 2018.

Um dos principais pontos da parceria foi a implementação do AgrOn Sala de Controle, que monitora, processa e resume informações das frotas e operações para o Comando de Operações Agrícolas (COA) das usinas.

Diariamente, a frota de máquinas agrícolas da São Martinho roda quase 90 mil quilômetros, o que equivale a cerca de duas voltas na terra. Para garantir o controle e a otimização dessa logística, o grupo desenvolveu uma espécie de “Waze” próprio.

Se o operador desvia do caminho ou infringe outro parâmetro estabelecido, os displays recebem alertas. O posicionamento do veículo, as distâncias percorridas e aquelas que ainda faltam percorrer: tudo é controlado diretamente pela Central de Operações Logísticas das usinas. A fazenda do futuro é, cada vez mais, a fazenda do presente.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Coruripe reduz moagem em 10,9%, EBITDA cai 13% e lucro recua 57% na safra 2025/26

A Coruripe encerrou o acumulado da safra 2025/26 até fevereiro com retração...

Últimas NotíciasDestaque

Moody’s rebaixa rating da Raízen e altera perspectiva de negativa para estável

A Moody’s Ratings rebaixou o rating corporativo da Raízen (RAIZ4) de Caa3 para Ca, com perspectiva...

Adecoagro
Últimas NotíciasDestaque

Adecoagro reduz produção de açúcar em 27,9%, amplia etanol em 10,4% e encerra 2025 com menos cana

Companhia prioriza biocombustível diante de melhores margens e registra queda no EBITDA...

Últimas NotíciasDestaque

Credores querem maior injeção de capital na Raízen para tratar sobre conversão da dívida

Detentores de dívida da empresa querem que acionista coloque R$ 12,5 bilhões...