Home Bioenergia Governo aprova importação de 187 milhões de litros de etanol dos EUA
BioenergiaDestaqueIndústriaMercadoNegóciosUsinas

Governo aprova importação de 187 milhões de litros de etanol dos EUA

Mato Grosso é o 2º estado com o menor preço médio de venda do etanol do Brasil, mesmo com as últimas altas no valor desse combustível.
Compartilhar

O governo brasileiro aprovou nesta sexta-feira (11) uma nova cota, de 187, 5 milhões de litros, para a importação de etanol dos Estados Unidos. A nova cota terá validade de 90 dias, a partir do dia seguinte à data de publicação da decisão no Diário Oficial da União.

O Ministério das Relações Exteriores e o governo dos Estados Unidos emitiram uma nota conjunta sobre a decisão e afirmaram que “decidiram realizar orientadas a obter resultados sobre um arranjo para aumentar o acesso ao mercado de etanol e açúcar no Brasil e nos Estados Unidos”.

A nota informa ainda que os países considerarão um incremento no acesso ao mercado de milho em ambos os países.

“Os dois países também discutem maneiras de garantir que haja um acesso justo ao mercado paralelamente a qualquer aumento no consumo de etanol, bem como de coordenar-se e garantir que as indústrias de etanol em ambos os países sejam tratadas de maneira justa e se beneficiem de mudanças regulatórias futuras em produtos de biocombustíveis no Brasil e nos Estados Unidos ”, afirma a nota.

De acordo com o comunicado divulgado pelo Itamaraty, “como devem buscar alcançar resultados recíprocos e proporções que gerem comércio e abram mercados para o benefício de ambos os países”.

Segundo a massa, como desencadeão em um período de 90 dias que começa em 14 de setembro.
“Durante esse período, o Brasil manterá uma cota tarifária pro-rata, proporcional ao volume anual total da cota tarifária pro-rata (TRQ) que vigia em 30 de agosto de 2020 ”, informou o Itamaraty.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Ciclo Otto deve superar 62,8 mi m³ em 2026, com alta de 2,1% e avanço do etanol

Projeções da StoneX indicam retomada do etanol hidratado, expansão do etanol de...

DestaqueÚltimas Notícias

Zilor registra recorde de 12,7 milhões de t, amplia produção e eleva EBITDA para R$ 1,19 bilhão

A Zilor encerrou o terceiro trimestre da safra 2025/26 com recorde histórico...

Últimas NotíciasDestaque

Usinas Batatais e Cevasa registram retração operacional e prejuízo no 3º trimestre da safra 2025/26

As usinas Batatais e a Cevasa registraram no terceiro trimestre da safra...