Home Últimas Notícias Governo da França quer acabar com o bloqueio às refinarias
Últimas Notícias

Governo da França quer acabar com o bloqueio às refinarias

Compartilhar

O governo francês afirmou na terça, 11, que está pronto para intervir com o objetivo de encerrar uma greve de semanas nas refinarias de petróleo. O movimento deixou um terço dos postos de combustível do país em baixa e exacerbou a escassez global de derivados, de acordo com reportagem da Reuters.

As paralisações e manutenções não planejadas nas refinarias da França administradas pelas grandes petroleiras Total Energies e ExxonMobil forçaram mais de 60% da capacidade nacional de refino a ficar indisponível e bloquearam a distribuição a partir de depósitos de combustíveis.

“Isso tem durado muito tempo”, disse o ministro das finanças, Bruno Le Maire, à rádio franceinfo, horas depois de a primeira-ministra Elisabeth Borne realizar uma reunião de crise com ministros. Le Maire disse que o governo está pronto para mergulhar mais uma vez nas reservas estratégicas de combustível e ordenar que os grevistas voltem ao trabalho.

“Se o impasse persistir, não teremos outra opção a não ser requisitar os meios necessários para colocar as refinarias novamente em funcionamento e os depósitos de combustível abertos. Estamos falando de horas, dias no máximo”, acrescentou.

A greve na refinaria causou longas filas nos postos de gasolina franceses e impactou os mercados europeus em um momento de escassez global de derivados como o diesel.

A empresa francesa da Exxon Mobil, Esso France, disse que chegou a um acordo salarial com os sindicatos na segunda-feira. Mesmo assim, levaria tempo para que os suprimentos fossem liberados, disse o ministro dos transportes, Clement Beaune. Mas o sindicato linha-dura CGT disse que não assinou o acordo e que seus trabalhadores continuam em greve, conforme publicado pela Reuters.

A TotalEnergies se ofereceu para antecipar as negociações salariais de 2023, mas apenas com a condição de que as greves terminem. De acordo com a reportagem da Reuters, a CGT denunciou a oferta como “chantagem”.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Brasil quer que Paraguai priorize inclusão de setores automotivo e açucareiro no Mercosul

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que...

Últimas Notícias

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela...

Últimas Notícias

S&P rebaixa rating da Adecoagro para BB- após aquisição da Profertil e elevação da alavancagem

A S&P Ratings rebaixou o rating de crédito da Adecoagro S.A. de...

Planta etanol milho inpasa
Últimas Notícias

Inpasa anuncia nova biorrefinaria de etanol em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, anunciou...