Nesta quinta-feira (12), no dia em que se inicia o Carnaval oficial na capital de Pernambuco, o governo de Raquel Lyra e o presidente da Assembleia Estadual Legislativa (Alepe), Álvaro Porto, sentam à mesa, mesmo diante das posições distintas entre esses Poderes relativas ao orçamento para este ano (LOA). O representante do Poder Executivo será o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques Santos.
A costura foi feita pelos deputados estaduais Antônio Moraes, France Hacker, Henrique Queiroz Filho e Jarbimhas ao líder do Parlamento de PE, nesta quinta-feira (11), diante do secretário de Planejamento e do setor canavieiro, a exemplo da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). O ramo espera ação emergencial para socorrê-los diante dos efeitos nocivos do tarifaço dos EUA, que provocou prejuízo de R$ 500 milhões somente nesta safra.
Para Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, ambos os Poderes têm demonstrado sensibilidade com a situação do segmento. A governadora, inclusive, reforçou a promessa de que doará adubo aos 10 mil canavieiros atingidos, de modo a atenuar os prejuízos e para evitar aprofundamento da crise na nova safra, por falta de recursos e investimentos no canavial, o que impactaria a produção de etanol e açúcar e os milhares de empregos.
O governo também quer ajudar a pecuária. O rebanho tem morrido diante da seca e falta de pasto, por isso quer adquirir o bagaço de cana das usinas e doar para a alimentação dos animais no Agreste e Sertao do estado.
Mas para garantir o socorro emergencial aos dois setores será preciso destravar a pauta de votação da Alepe, pendente por causa da LOA, atualmente sob o veto da governadora. “A reunião entre os Poderes de amanhã visa encontrar uma solução”, adianta Alexandre.
Álvaro Porto – A AFCP e outras entidades do segmento da cana de açúcar (Sindicape) e das usinas (Sindaçúcar) se reuniram com o presidente da Alepe nesta quarta-feira (11), articulada e apoiada por vários deputados da Casa Legislativa, com a presença de Antonio Moraes, France Hacker, Henrique Filho, Jarbinhas e Luciano Duque. Ontem, também, se reuniram pela 2ª vez neste semana com o deputado Antônio Coelho, que é presidente de Finanças da Assembleia pernambucana.