Home Últimas Notícias Justiça declara como encerrada a Recuperação Judicial da Santa Terezinha
Últimas Notícias

Justiça declara como encerrada a Recuperação Judicial da Santa Terezinha

Foto/Reprodução
Compartilhar

O grupo, que tem sete unidades sucroenergéticas no Paraná, conseguiu equalizar uma dívida de R$ 4 bilhões junto aos credores

A justiça declarou a recuperação judicial do grupo sucroenergético Santa Terezinha como concluída nesta terça-feira, 26. A decisão é do juiz Rafael Altoé, da 4ª Vara Cível de Maringá. O grupo sucroenergético, que tem sete usinas ativas e atua em mais de 50 cidades do noroeste do Paraná, gerando mais de oito mil empregos diretos, entrou com o pedido de recuperação judicial em março de 2019.

A medida foi necessária depois que um credor não aceitou negociar a dívida, que se acumulava em função de prejuízos com quebras de safras, disse o diretor jurídico da Santa Terezinha, Sidney Samuel Meneguetti em entrevista à CBN.

“Foi uma conjuntura de fatores. A gente teve, realmente, uma crise climática muito grande em 2015, a ponto de a Santa Terezinha ter deixado de colher em torno de 3,5 milhões de toneladas de cana. Isso é como se a unidade de Tapejara estivesse parada o ano todo, sem produzir, mas com o custo fixo”, relembra.

De acordo com o diretor, isso deu início a conversas com bancos para uma reestruturação dos débitos. Em 2018, entretanto, uma seca prejudicou novamente os canaviais. “Infelizmente, um dos credores não estava alinhado com o caminho da reestruturação”, completa.

Agora, com o fim da recuperação judicial, a companhia retoma o crédito junto às instituições financeiras. “Quando uma empresa está em recuperação judicial, o maior desafio dela é o crédito”, afirma Meneguetti.

Mas o diretor observa que, mesmo durante esse período, a empresa cresceu, preservando e gerando novos empregos. “A gente também conseguiu ganhar produtividade nos nossos canaviais, aumentando ainda mais o nível de profissionalização da empresa”, assegura.

Em nota, o Conselho de Administração e a diretoria da Usina Santa Terezinha agradeceram todos os funcionários, parceiros agrícolas e parceiros comerciais “pela confiança depositada, permitindo a superação de mais esta etapa, que ficará marcada na história da empresa como um momento de transformação e resiliência.”

Com informações da CBN/ Luciana Peña

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Sindicato e Raízen firmam acordo para acertos de trabalhadores da usina Santa Elisa

Anúncio de paralisação das atividades de unidade em Sertãozinho (SP) feito na...

Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

[Opinião] Cana em região de maior competição vale mais que usina

Muito tem sido comentado da venda de 3,6 milhões de toneladas de...

Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental no Brasil

Texto segue para sanção presidencial e enfrenta críticas por fragilizar proteção ambiental...

Últimas Notícias

Coca-Cola deverá passar a usar açúcar de cana nos Estados Unidos

A Coca-Cola concordou em usar açúcar de cana na sua produção nos...