Home Últimas Notícias Novo centro voltado para pesquisa sobre etanol quer incentivar produção de milho em SP
Últimas Notícias

Novo centro voltado para pesquisa sobre etanol quer incentivar produção de milho em SP

Compartilhar

Projeto terá como instituição-sede o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético

O potencial do milho como matéria-prima para a produção de etanol no estado de São Paulo é o foco do Centro de Ciência para o Desenvolvimento do Etanol (CCD Etanol), projeto recém-aprovado pelo programa Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O CDD-Etanol terá como instituição-sede o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), da Unicamp.

O pesquisador responsável do projeto é Luis Augusto Barbosa Cortez, professor aposentado da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e pesquisador colaborador do Nipe. “Sempre trabalhei com o tema etanol. No começo dos anos 2000, fizemos um grande road map do etanol, com a realização de 25 workshops.

“Hoje, nos 50 anos do Proálcool, temos um modelo vencedor de produção sustentável de etanol, açúcar e bioeletricidade, mas, nos últimos anos, o setor vem diversificando suas ações usando outras matérias-primas, como o milho”, explica Cortez.

“No momento, os Estados Unidos são o país mais avançado em etanol, com 60 bilhões de litros produzidos a partir do milho. No Brasil, são 38 milhões, 75% provenientes da cana-de-açúcar e 25% do milho. Mas, em São Paulo, ainda não temos etanol de milho”, destaca o pesquisador, que acrescenta: “Não se trata de colocar um contra o outro, na verdade, a melhor fórmula é unir os dois.”

Segundo Cortez, o etanol de cana-de-açúcar tem vantagens, já que a produção por hectare é maior. “A cana rende 7 mil litros por hectare, e o milho rende 4,5 mil litros. Mas o milho apresenta uma característica diferente, já que há a produção de um farelo proteico que pode alimentar o gado”, detalha, mencionando o DDG, ou grãos secos de destilaria.

O pesquisador ressalta que uma das intenções do programa é “enxugar o pasto”. Ele completa: “O gado ocupa 160 milhões de hectares, um quinto da área do Brasil. Com o farelo, poderíamos reduzir a área de pastagem e incentivar a produção de milho”.

A cultura da cana tem, ainda, o problema da sazonalidade, mas conta com a cogeração. “A desvantagem do milho é que não tem o bagaço, mas a usina poderia operar o ano inteiro, e boa parte dos equipamentos são os mesmos. O milho não requer tanto investimento quanto a cana”, destaca.

Cortez lembra que o Brasil tem cerca de 400 usinas em operação, 170 delas no estado de São Paulo. Para levar seu projeto adiante, o pesquisador pretende criar uma série de ações de convencimento, baseadas em resultados de pesquisas e em workshops para o poder público municipal. “As prefeituras serão nossas aliadas”, diz.

O CCD Etanol deverá reunir uma equipe de dez pesquisadores, que serão selecionados até o final do ano. São instituições parceiras a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (Saasp), a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Participam ainda como instituições de pesquisas associadas o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Embrapa Territorial, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), o Instituto de Zootecnia (IZ) e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP).

Jornal da Unicamp| Daniela Prandi

Compartilhar
Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Índia permite exportação de 1,5 milhão de toneladas de açúcar

A Índia autorizou a exportação de 1,5 milhão de toneladas de açúcar...

Últimas Notícias

Be8 e Sumitomo fecham acordo para levar SAF sul-americano à Europa a partir de 2029

A Be8 e a Sumitomo Corporation do Brasil anunciaram nesta quinta-feira, 13,...

Últimas Notícias

Produtores de cana levam agenda da descarbonização e do etanol à COP30 em Belém

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil participará da...

Últimas NotíciasDestaque

Safra desacelera no Centro-Sul e mais de 120 usinas devem encerrar moagem até novembro

A moagem de cana na segunda quinzena de outubro alcançou 31,11 milhões...