Home Últimas Notícias Preços do açúcar sobem graças à força do real brasileiro e à forte demanda chinesa
Últimas Notícias

Preços do açúcar sobem graças à força do real brasileiro e à forte demanda chinesa

Compartilhar

Os preços do açúcar registraram alta nesta segunda-feira, impulsionados pela valorização do real brasileiro e pela forte demanda da China. A moeda brasileira atingiu o maior nível em uma semana frente ao dólar, o que desestimulou as vendas dos produtores locais. Ao mesmo tempo, as importações chinesas de açúcar em setembro cresceram 36% em relação ao ano anterior, somando 550 mil toneladas.

No mercado futuro, o contrato de açúcar bruto com vencimento em março de 2026 avançou 0,22 centavo, ou 1,4%, encerrando a 15,72 centavos de dólar por libra-peso. O açúcar branco também fechou em alta, com ganho de US$ 7,90, ou 1,8%, a US$ 446,90 por tonelada.

Na sexta-feira anterior, as cotações em Londres haviam recuado para o menor patamar em 4,25 anos no contrato mais próximo, pressionadas pelas expectativas de ampla oferta global. Na segunda-feira passada, o BMI Group projetou um excedente mundial de 10,5 milhões de toneladas para 2025/26, enquanto na terça-feira a Covrig Analytics estimou o superávit em 4,1 milhões de toneladas.

Nos últimos sete meses, os preços vêm sendo pressionados, com Nova York registrando em setembro a mínima de 4,5 anos no contrato SBV25, diante de sinais de aumento da produção brasileira. Segundo a Unica, na segunda quinzena de setembro a produção de açúcar no Centro-Sul subiu 10,8%, totalizando 3,137 milhões de toneladas. Nesse período, a destinação de cana para açúcar alcançou 51,17%, ante 47,73% no mesmo intervalo do ano anterior. Já a produção acumulada até setembro na safra 2025/26 avançou 0,8% em relação ao ano anterior, somando 33,524 milhões de toneladas.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal recuam no mercado spot de São Paulo

Levantamento do Cepea mostra que os preços médios do açúcar cristal branco...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado volta a subir em São Paulo após seis semanas de queda

O preço do etanol hidratado voltou a subir no estado de São...

Últimas Notícias

CEO da bp bioenergy avalia impacto do Renovabio para a bioenergia brasileira

Andres Guevara de la Vega participou nesta segunda-feira (20) da 25ª Conferência...

Últimas Notícias

Entidade adia certificação e frustra planos para uso do etanol em navios

Organização Marítima Internacional deixou para 2026 a mudança de status do biocombustível...