Home Sem categoria Produtor de cana teme reflexos em 2022 após fogo destruir 700 hectares em 20 minutos: “nosso maior prejuízo”
Sem categoria

Produtor de cana teme reflexos em 2022 após fogo destruir 700 hectares em 20 minutos: “nosso maior prejuízo”

Compartilhar

Vinte minutos. Esse foi o tempo que o fogo precisou para consumir os cerca de 700 hectares da plantação de cana-de-açúcar do produtor Luiz Odilon em um dos vários incêndios que atingiram a região de Ribeirão Preto (SP) no segundo semestre deste ano. Da fazenda em Jardinópolis (SP), praticamente só sobrou a sede, uma vez que o pasto e parte de uma reserva ecológica também foram consumidos.

“Foram 700 hectares, 99% queimaram em 20 minutos em um fogo com uma velocidade de 60 km/h. Infelizmente, foi toda a área de preservação que temos na fazenda, todas as matas, nascentes. Esse foi nosso maior prejuízo.”

O caso de Jardinópolis personifica a dimensão dos estragos provocados por incêndios durante os últimos meses. Um levantamento da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) apontou que, desde agosto deste ano, 3% das plantações de cana-de-açúcar do estado de São Paulo foram destruídas dessa maneira.

O número, conforme a pesquisa, equivale a 150 mil hectares queimados no estado durante o período. Estragos esses que não devem trazer consequências apenas para a safra atual.

“Além de afetar essa safra, vamos ter consequências para a próxima safra, em função de pragas, que, com a seca, aumentaram demais, e agora com esses fogos criminosos que ocorreram na nossa região”, ressalta o produtor.

Apesar de todo o prejuízo, Odilon busca olhar por um lado otimista da situação. Para ele, o fato de ninguém ter se ferido é motivo de agradecimento, assim como a chuva que caiu nos últimos dias, algo que aponta como primordial para reverter o cenário atual.

“Graças a Deus, ninguém se machucou, não queimou nenhuma casa, nenhuma instalação e nenhum equipamento. E todos os animais da fazenda sobreviveram. Temos que agradecer a Deus e agradecer muito mais agora porque veio ontem uma chuva. Isso é uma bênção para toda a região.”

Prejuízos no Centro-Sul

Um relatório divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela consultoria Datagro mostra que a Região Centro-Sul do país teve aumento de incêndios em canaviais nos últimos dois meses, quando comparados ao mesmo período dos dois anos anteriores.

Em relação a 2019, por exemplo, o número de focos entre agosto e setembro de 2021 chega a ser quase quatro vezes maior, de acordo com o balanço.

Esse problema, associado ao das geadas, levou a Unica a prever em agosto uma quebra histórica de 75 milhões de toneladas de cana, o que seria a pior safra de cana-de-açúcar dos últimos dez anos na região.

Diante disso, Plínio Nastari, presidente da Datagro, acredita em uma entressafra mais prolongada e pede conscientização às pessoas, já que considera que a grande parte dos incêndios é criminosa.

“Isso faz com que a gente tenha uma perspectiva de uma entressafra longa, pela antecipação do término da safra atual e um retardamento do início da próxima safra 2022/2023. Está faltando chuva e conscientização. Falta as pessoas entenderem que essa queimadas trazem um dano para a sociedade como um todo, porque elas acabam tendo um impacto negativo a saúde também.”

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Renovabio
Sem categoria

MME abre consulta pública sobre metas de descarbonização do RenovaBio para 2026-2035

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (11) a...

MercadoSem categoria

Conab mantém projeção de recorde de produção de grãos em 2024/25

Companhia estima colheita de 322,4 milhões de toneladas, volume 8,2% maior do...

AgrícolaSem categoriaÚltimas Notícias

Monitoramento de produtividade de cana-de-açúcar com o uso do NDVI

A cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e de...

Sem categoria

Cbios: Governo pretende transferir regulação de títulos

A responsabilidade sobre a regulação financeira dos Cbios (Créditos de Descarbonização) poderá...